A Associação Brasileira de Supermercados (Abras), de forma inédita, firmou uma parceria com o governo federal para que supermercadistas comprem produções de agricultores familiares com menor renda. As primeiras aquisições serão de farinha de Alagoas, laranja de Sergipe e de geleias e doces produzidos na Bahia.
A iniciativa foi anunciada no lançamento do “Plano Brasil sem Miséria”. O governo federal também vai adquirir leite produzido por 5,6 mil agricultores familiares de Alagoas, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A compra da produção é uma das estratégias do Brasil sem Miséria para elevar a renda dos agricultores extremamente pobres do Nordeste.
Para que os pequenos agricultores tenham acesso às técnicas de produção, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realizou no mês passado a contratação de 131 técnicos rurais. A segunda chamada pública para a contratação de mais 204 profissionais será anunciada em Arapiraca (AL) nos próximos dias. Esses técnicos atenderão 25 mil famílias de agricultores extremamente pobres do Nordeste, em 255 municípios, com investimentos iniciais de R$ 29,4 milhões.
Além de orientação técnica, as famílias receberão sementes produzidas pela Embrapa. Até o fim de 2012, serão atendidas 115 mil famílias com a distribuição de sementes de milho, feijão e hortaliças. As iniciativas visam ampliar a capacidade de produção dos agricultores familiares.
Brasil sem Miséria
O plano “Brasil sem Miséria” foi lançado pela presidenta Dilma Rousseff e pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, no dia 2 de junho deste ano, em Brasília (DF). O presidente da APAS João Galassi participou da cerimônia, ao lado de parlamentares, ministros, governadores, prefeitos e representantes de entidades civis. Na ocasião, Galassi convidou a presidenta a participar da Feira APAS 2012, e ela se prontificou a vir ao evento no próximo ano.
O plano agrega transferência de renda e inclusão produtiva e é uma das metas do governo federal para retirar 16,2 milhões de brasileiros da situação de extrema pobreza. O programa terá investimentos federais de cerca de R$ 20 bilhões por ano até 2014.
A APAS apoia o movimento liderado pelo presidente Sussumu Honda, da Abras, que representa uma grande força-tarefa da União, Estados e Municípios para promover o fim da miséria em todo o País. O presidente Galassi destacou a importância do engajamento do setor no Estado de São Paulo na campanha: “Nossa participação é uma forma de enaltecer a liderança do Sussumu nesta ação, que enobrece o setor e traz ganhos para os cidadãos, para os supermercados e para o País”.
