Nesta quinta-feira, 17 de outubro, mais uma aula do 1º módulo de capacitação da Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo foi ministrada aos 51 profissionais dos níveis gerencial e diretoria de 25 supermercados associados. Sob a temática “Estratégia de Categorias”, os consultores da McKinsey transmitiram conhecimentos aos supermercadistas, a partir do conteúdo teórico, exemplos práticos e a participação de dois profissionais da Unilever, que atuam diretamente com os shoppers (pessoas que entram nos estabelecimentos e efetuam, de fato, as compras).
Assim como nas últimas três aulas, os executivos aprovaram o conteúdo abordado. É o caso de Fábia Ruiz Villar, que atua na área de Trade Marketing na distribuidora de doces Marsil. A profissional afirmou que o curso está sendo extremamente produtivo, uma vez que a loja da empresa não conta com gerenciamento por categorias de produtos. “Vamos aplicar 100% do que foi abordado aqui em nossa loja. Aliás, a aula de hoje, na minha opinião, foi a mais interessante no que diz respeito à nossa loja”, disse. “Só lamento o fato da unidade conter apenas uma das categorias expostas aqui, no caso, mercearia doce, mas vamos levar a essência do curso e adequar à loja”, complementou.
Márcio Stivan, gerente de Auditoria dos Supermercados São Vicente (região de Americana), elogiou o conteúdo do curso. Segundo ele, as aulas vão ao encontro do objetivo de definir um posicionamento da empresa no que tange às categorias e valores dos produtos. “Já conversamos internamente e queremos implantar as ações em cinco lojas”, contou.
Um pouco do conteúdo abordado
Na quarta aula, entre outras temáticas, os consultores da McKinsey abordaram o conceito de “Análise FOFA ou Análise SWOT”, que analisa as fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças mediante os cenários internos e externos das empresas. No caso dos supermercadistas, diversos fatores foram ponderados para tal análise, tais como consumidor, preço, sortimento, qualidade, tendências, planograma e novos competidores. Segundo os consultores, a realização da “Análise FOFA” por parte dos supermercadistas resultará em muitos benefícios, como por exemplo a síntese das ideias da estratégia, a percepção das implicações descobertas, bem como a definição da categorização dos produtos.
As metas financeiras também foram abordadas. Os consultores da McKinsey afirmaram que os supermercadistas precisam definir os parâmetros para as mais diversas categorias, levando-se em consideração as metas de vendas, as metas de margem ou até um cruzamento entre giro e estoque. A definição das principais métricas do negócio e o acompanhamento periódico são aliados na obtenção do sucesso.
Em outro momento, a Unilever, por meio dos gerentes Thomas Endler e Luiz Brittes, que atuam com pesquisa de mercado dos shoppers e diretamente no varejo, apresentaram as melhores maneiras de se destacar em meio a tantas possibilidades de compra, bem como gerar aquela venda não planejada.
O treinamento
Com carga horária de 48 horas (dividida em seis dias, com 8h cada) e sendo realizada na Sede da APAS, em São Paulo, a Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo foi idealizada a partir de alguns gargalos encontrados no setor supermercadista, como a falta de mão de obra qualificada e a dificuldade em reter os talentos já existentes no mercado e, por consequência, reduzir o turnover nas lojas.
Próxima turma
Os interessados em participar da segunda turma do 1º módulo de capacitação devem preencher, até o dia 31 de outubro, o formulário disponível no link https://portalapas.vibezz.com.br/m3.asp?cod_pagina=2609.
Serviço:
1º Módulo da Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo – “Estratégia de Categorias”
Datas: 25 e 26 de setembro, 16 e 17 de outubro e 26 e 27 de novembro
Horário: das 9h às 18h
Local: Sede da APAS
Endereço: Rua Pio XI, 1.200 – Alto da Lapa – São Paulo
