Após uma breve pausa, as aulas do 1º módulo de capacitação da Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo estão de volta. Sob a temática “Estratégia de Categorias”, o curso terá continuidade nesta semana, nos dias 16 e 17 de outubro, na Sede da APAS, em São Paulo, das 9h às 18h (no dia 17, a aula terá início às 8h30). O módulo completo contempla a carga horária de 48 horas (dividida em seis dias, com 8h cada) e conta com a participação de 52 profissionais dos níveis gerencial e diretoria de 25 supermercados associados.
Nesta semana, os supermercadistas vão poder relembrar o conteúdo abordado nas duas primeiras, bem como absorver novos conhecimentos pautados no “valor e papéis das categorias no seu supermercado”, “diretrizes de espaço por categoria com base em seus papéis e impacto financeiro”, “otimização do espaço por categoria”, “como alocar espaço por categoria na sua empresa”, “definição da estratégia por categoria”, “apresentação de um fornecedor” e “estratégia para a categoria de iogurtes”.
Os profissionais participantes representam os seguintes supermercados associados: Violeta, Laranjão, Buissa, São Vicente, Paraná, Coop – Cooperativa de Consumo, Alfredo Antunes, Enxuto, Confiança, Unissul Kuroda, Santa Cruz, Luccas, Mercado Ideal, Portal, Yamauchi, Superbom, Matriz, Delta, Tome Leve, Estrela, Frios Carvalho, Galassi, Rondon, Marsil e Jaú Serve.
O treinamento
A Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo foi idealizada a partir de alguns gargalos encontrados no setor supermercadista, como por exemplo a falta de mão de obra qualificada e a dificuldade em reter os talentos já existentes no mercado e, por consequência, reduzir o turnover nas lojas. Para aprimorar o conteúdo do curso, deixando-o adequado às necessidades dos supermercadistas, além de mensurar o grau de conhecimento de todos acerca das temáticas a serem tratadas ao longo das aulas, os participantes responderam a um questionário por e-mail. A ação deu certo, uma vez que as duas primeiras aulas atenderam em cheio às expectativas dos supermercadistas:
“Nesses dois primeiros dias, o curso vem atendendo às minhas expectativas. A interação entre os colegas nos ajuda a rever conceitos e ver se estamos no caminho certo. Além disso, o conteúdo nos ajuda a trabalhar melhor as categorias e, como foi abordado no primeiro dia, queremos focar em algumas delas e gerenciar outras”, afirmou a diretora financeira dos Supermercados Rondon (Araçatuba), Valéria Devigo. Neste contexto, a diretoria do Rondon pretende trabalhar melhor o setor de padaria da empresa. “Queremos torná-lo mais rentável”, disse.
Welington Ribeiro de Paula, que atua na área de Compras do Unissul Kuroda, de Socorro (interior de SP), classificou o curso como “acima da média”. Ele destaca o conteúdo, que engloba uma completa seleção das categorias, bem como a proposta de valor dos produtos de maneira adequada. “Vamos aplicar na prática os conhecimentos adquiridos”, contou na ocasião.
Próxima turma
Os interessados em participar da segunda turma do 1º módulo de capacitação devem preencher, até o dia 31 de outubro, o formulário disponível no link https://portalapas.vibezz.com.br/m3.asp?cod_pagina=2609.
Serviço:
1º Módulo da Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo – “Estratégia de Categorias”
Datas: 25 e 26 de setembro, 16 e 17 de outubro e 26 e 27 de novembro
Horário: das 9h às 18h *(no dia 17 de outubro, a aula será iniciada às 8h30)
Local: Sede da APAS
Endereço: Rua Pio XI, 1.200 – Alto da Lapa – São Paulo
Leia mais sobre as primeiras aulas
Legenda da foto acima: Duas primeiras aulas agradaram os supermercadistas
