Incentivar clientes e colaboradores a utilizarem menos sacolas plásticas e, assim, diminuir o impacto ambiental causado pelo descarte do plástico no lixo. Este foi o objetivo do “Dia Sem Sacolas”, ação realizada nas lojas da rede de supermercados Enxuto no último dia 23 de maio.
Neste dia, ao invés das sacolas plásticas nos checkouts, foram oferecidos aos clientes vários modelos de sacolas retornáveis, em TNT e de fibra de garrafa PET, a preço de custo, além de caixas de papelão para que levassem as compras para casa.
De acordo com Vanessa Rovaris Barbosa, da área de recursos humanos e sustentabilidade da rede, esta foi a segunda edição da campanha. “Com essa ação, deixamos de descartar no meio ambiente 28.300 sacolas plásticas”, ressaltou.
A empresa varejista realizou também outras atividades com foco na preservação do planeta. Ministrada pela pesquisadora Letícia Yabiku, a oficina de Furoshiki ensinou os clientes, na unidade de Campinas, a fazer sacolas com um pedaço de pano quadrado e nós. Os participantes da oficina doaram alimentos não perecíveis, que serão encaminhados a uma entidade social da cidade.
