O Supermercado Ademar, localizado no Jardim São Marcos, em Campinas (interior de São Paulo), adotou uma medida radical a fim de incentivar os consumidores a utilizar sacolas retornáveis para acondicionar suas compras. A loja aboliu o uso das sacolas plásticas e há quase um ano já vendeu 4.500 novas embalagens, confeccionadas em ráfia.
Em entrevista para o Portal APAS, a empresária Maria das Dores Ribeiro Lemes tomou a iniciativa, pioneira na cidade, com o objetivo de diminuir o lixo e a poluição em rios e córregos que cortam a região, provocados pelas embalagens plásticas, agressivas ao meio ambiente. As novas sacolas são vendidas aos clientes ao preço de R$ 2,25 (abaixo do custo) e já proporcionaram uma economia de R$ 25 mil, valor anteriormente gasto por ano com a compra das sacolinhas convencionais.
Agora, Maria das Dores espera avançar na educação ambiental sobre o tema com a confecção de um livro a ser distribuído em escolas das redes estaduais e municipais de ensino. O material, em fase de conclusão e que aguarda patrocínio para publicação, trará dicas para evitar o desperdício de alimentos, além de atitudes de responsabilidade socioambiental.
O Supermercado Ademar foi aberto há cerca de cinco anos e é hoje o maior do bairro, atendendo também os moradores vizinhos do Jardim Campineiro, Santa Mônica e Amarais. Possui 33 funcionários, sete check-outs e área de vendas de 1.200 metros quadrados.