O ambiente externo com o qual as empresas de varejo se confrontam na formulação de sua estratégia e execução é de crescente complexidade. Consumidores digitalizados, diversidade de formatos, canais e fronteiras fluidas entre segmentos e mercados, desafiam cada vez mais as empresas de varejo, tornando-se então de suma importância o ‘pensar simples’.
Com o livro Varejo e Brasil: Reflexões Estratégicas, uma publicação independente do executivo Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, boutique de estratégia de varejo, chega ao mercado.
Baseado em uma extensa observação de mais de 30 anos de vivência com empresas, empresários e líderes, confronto permanente de ideias, evidências colhidas como vendedor, gestor, executivo, estudioso, escritor, palestrante, observador, consultor e conselheiro em varejo, Serrentino acompanha o progressivo aumento de complexidade do ambiente no qual as empresas de varejo são desafiadas a pensar a estratégia de negócio e definir as prioridades da gestão. Isso o levou a crer que, em um ambiente de crescente complexidade é cada vez mais importante pensar de forma simples.
“Cada ciclo foi marcado por transformações econômicas e mudanças estruturais para o varejo. Aos ciclos pode se associar o grau de internacionalização, formalização, concentração, adoção de novas tecnologias e expansão, que mudaram o patamar de competitividade e maturidade do varejo brasileiro”, afirma Serrentino.
Ficha Técnica:
Título: Livro Varejo e Brasil: Reflexões Estratégicas
Autor: Alberto Serrentino
Número de página: 176
Editora: Independente – Varese Retail
Preço: R$ 59,90
Vendas: Livraria Cultura e Saraiva