“Os países europeus, entre eles a Alemanha, estão redescobrindo a América Latina”, afirma Wilfried Kühnisch, diretor do Centro de Competência Mercosul para o AgriBusiness da Alemanha. Segundo Kühnisch, o crescimento dos países latino-americanos, com destaque para o desempenho do Brasil, tem chamado a atenção dos empresários europeus. Exemplo disso é o retorno de companhias alemãs à Feira APAS após dois anos de afastamento.
“Nós temos um histórico antigo com a APAS, mas, com o fechamento do órgão que fomentava a participação dos empresários alemães na feira, deixamos de participar do evento em 2009 e 2010”, explica o diretor, que foi convidado pelo Ministério Federal da Alimentação, Agricultura e Defesa do Consumidor da Alemanha para promover o retorno da parceria entre empresários europeus e a APAS. Um representante do ministério alemão, Erik Schneider, estará presente no evento. “Na Feira APAS está o nosso público-alvo do Brasil e da América Latina”, diz Kühnisch.
Neste ano, o Pavilhão Alemão contará com 20 empresas, entre elas companhias estreantes no mercado nacional. O setor de queijos será representado pela Alpenhain e pela Bergader, as cervejas estarão presentes por meio da Bitburger Braugruppe e da Schneider Weisse, e os pães e bolos chegarão ao País com a Mestemacher e a Oebel. Este espaço no Expo Center Norte contará ainda com empresas de doces, chocolates, bebidas instantâneas, molhos e vinagres, salsichas, vinhos, entre outros produtos.
Apesar de representarem diversos setores, as empresas alemãs terão um objetivo em comum: diminuir a diferença existente na balança comercial do setor de alimentação. De acordo com Kühnisch, o Brasil – que em 2009 importou US$ 1,5 bilhão em produtos alimentícios industrializados e, em 2010, US$ 1,9 bilhão – exporta dez vezes mais produtos para a Alemanha que o contrário. E, para balancear esse cenário, os empresários que desembarcarão no Brasil em maio trarão novidades na bagagem.
“Quando vamos ao mercado, ‘compramos com os olhos’, por isso é importante investir em embalagens novas e novos produtos. O mesmo acontece quando vamos servir visitas. Queremos aparecer, agradar, então buscamos dar aos convidados produtos diferentes, novidades. O poder aquisitivo do brasileiro está aumentando e ele quer conhecer coisas novas”, explica o diretor, que garante uma gama de produtos alemães maior do que a registrada em feiras de anos anteriores, mesmo com algumas dificuldades para a importação dos itens.
“Não é fácil para os importadores, as dificuldades alfandegárias e tributárias são grandes. É necessário reduzir essas barreiras”, defende o representante.
Área Internacional
A Área Internacional da Feira APAS 2011, localizada no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, terá, além do Pavilhão Alemão, estandes de empresas da Argentina, Chile, Equador, Espanha, EUA, Finlândia, Itália, Peru, Portugal, Tailândia e Turquia.
