Nesta terça-feira (30 de outubro), dando continuidade ao Programa de Rotulagem de Frutas e Hortaliças frescas, lançado pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, o médico sanitarista Alexandre Momesso proferiu a palestra “Rotulagem como fonte de informação primária, origem e rastreabilidade” para permissionários da CEAGESP e convidados. Momesso é membro do Comitê de Segurança Alimentar da APAS e responsável pelo controle de qualidade da rede de supermercados Sonda.
A Associação Paulista de Supermercados (APAS) foi uma das entidades apoiadoras do evento. Na oportunidade, estiveram presentes o superintendente e o gerente Jurídico da APAS Carlos Corrêa e Roberto Borges, respectivamente; a chefe da seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira da CEAGESP Anita Souza Dias Gutierrez; entre outros.
O palestrante abordou os seguintes temas: o rótulo dos alimentos como sendo a primeira garantia de segurança e rastreabilidade; a importância de o consumidor ser informado sobre a origem do produto adquirido (frutas e hortaliças frescas) e os desafios, levando-se em conta a variedade das informações; os modelos de rótulos; e a fiscalização feita pela Vigilância Sanitária, Inmetro, Ipem e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Precisamos enxergar a cadeia como um todo e fornecer subsídios para que a sua segurança não seja quebrada. As informações devem ser repassadas pelos diversos elos de forma confiável até o consumidor”, disse Momesso.
O programa
O Programa de Rotulagem da CEAGESP tem como objetivo impulsionar a adoção da rotulagem, na qual cada produtor, atacadista, varejistas e donos de restaurante responde pela obediência às exigências legais de rotulagem dentro do seu estabelecimento, devendo estar preparado para uma possível fiscalização e podendo ser punido pelos órgãos de fiscalização – Vigilância Sanitária, Ipem, Ministério da Agricultura – pela ausência ou preenchimento incorreto do rótulo. De acordo com o programa, o empilhamento do produto na gôndola deverá ser substituído pela exposição feita com a caixa do produtor, contendo todos os dados.
Acesse aqui a íntegra da palestra de Alexandre Momesso (médico veterinário e mestre em Saúde Pública, responsável pelo controle de qualidade de alimentos do Sonda Supermercados e membro do Comitê de Segurança Alimentar APAS)
Downloads de mais apresentações do evento:
I) COVISA: Rastreabilidade e Rotulagem – palestrante: Martha Virgínia Gewher Machado (subgerente de Alimentos da COVISA)
II) SEBRAE: PAS – Programa Alimento Seguro – palestrante: Karyna Muniz Ramalho Dantas (consultora de Alimentação Fora do Lar)
O superintendente da APAS Carlos Corrêa, o gerente Jurídico APAS Roberto Borges, o palestrante Alexandre Momesso, com Anita Souza Dias Gutierrez, consultoras e permissionários da CEAGESP