Na última segunda-feira (21 de fevereiro), empresários supermercadistas de Americana, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), reuniram-se com o secretário de Meio Ambiente, Jonas Santarosa, e o vereador Odair Dias, na Associação Comercial e Industrial da cidade, para debater questões relacionadas à Lei Municipal 5.026/10, que proíbe o uso de sacolas plásticas no município a partir de 5 de junho.
O diretor das Regionais e Distritais da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Palimércio de Luccas, e o vice-diretor da APAS Regional Campinas, Maurício Cavicchiolli, apresentaram as ações da campanha de conscientização, cujo início será a partir de março.
A estimativa é que com a vigência da Lei 5.026/10, válida para todos os estabelecimentos comerciais do município, Americana deixe de descartar no meio ambiente cerca de 60 toneladas mensais de sacolas plásticas à base de polietileno ou de derivados de petróleo.
A partir de 5 de junho os supermercadistas da cidade passarão a oferecer aos consumidores somente alternativas sustentáveis para acondicionar as compras, tais como sacolas biodegradáveis, ecobags e caixas de papelão.

