O primeiro dia sem sacolas plásticas em Americana, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), não poderia ter outra data diferente: em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, 450 mil sacolinhas deixaram de ser distribuídas na cidade. Quase 10 mil sacolas reutilizáveis da campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco” também foram comercializadas.
Para o diretor da Rede São Vicente, Marcos Cavicchiolli, a implantação da lei em Americana foi um processo tranquilo. “A adesão foi total. Isso ocorreu porque já vínhamos desenvolvendo ações nesse sentido, antes da lei entrar em vigor, vendendo sacola de ráfia nas lojas”, conta. Cavicchiolli afirma que foi utilizado o projeto de Jundiaí, porém, sem oferecer a alternativa da sacola de amido de milho.
Leia mais:
Conscientização: Americana inicia campanha
Thiago Pietrobon, da SOLAM Soluções Ambientais – gestora da campanha – relata o sucesso do primeiro dia em que os consumidores de Americana deixaram de usar sacolas: “Ao longo do dia, de grande movimento nas lojas, o que se viu foi muita gente consciente, que entendeu a situação. A mudança será gradual.” Pietrobon parabeniza os empresários supermercadistas que acreditaram e apoiaram esta importante ação de conscientização ambiental. “Àqueles que entenderam que não seria um simples cumprimento da lei, podemos dizer ‘missão cumprida’.”
Início da campanha
O lançamento oficial da campanha, que envolveu a Associação Paulista de Supermercados (APAS), a Associação Comercial e Industrial de Americana (ACIA), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Câmara de Vereadores da cidade, ocorreu há dois meses. Neste período que antecedeu a data estabelecida para a vigência da Lei Municipal 5026/10, foram realizadas ações em mídias locais a fim de conscientizar o consumidor para que adotasse alternativas sustentáveis na hora das compras, como ecobags e caixas de papelão.
A estimativa é que, com a vigência da lei – válida para todos os estabelecimentos comerciais do município –, a cidade deixe de descartar no meio ambiente cerca de 60 toneladas mensais de sacolas plásticas.

Cartaz convida a população de Americana a ajudar a tirar o planeta do sufoco
