A Campanha De Olho na Validade mudou o comportamento do consumidor paulista e agora vai conscientizar outros Estados para a atenção ao prazo de validade. A Associação Mineira de Supermercados (Amis) visitou nesta quinta-feira (15 de março) a sede da Associação Paulista de Supermercados (APAS) para entender como foi implantada a medida e conhecer os benefícios da medida compensatória para o consumidor.
“Já colhemos os resultados da implantação da campanha, e diminuímos em 80% as ocorrências de produtos vencidos nas lojas. Este é só o começo de muitas outras ações que virão”, disse o vice-presidente e diretor de Segurança Alimentar da APAS Márcio Milan, referindo-se a uma pesquisa com os associados para averiguar a aceitação da medida nas lojas. Veja aqui.
Pelo acordo, caso o cliente encontre nas gôndolas um produto com prazo de validade vencido terá direito de levar gratuitamente para casa um item igual dentro do prazo. Se o consumidor levar a mercadoria e só em casa perceber o problema, valerá o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC): ao mostrar a nota fiscal que comprova que o produto foi comprado naquela loja, será feita a troca.
Em breve a APAS anunciará mais uma ação em benefício do controle de produtos nas lojas. Uma parceria com a empresa Toledo Brasil tornará possível que as informações do prazo de validade sejam incluídas nos códigos de barras dos produtos perecíveis. “A Câmara Técnica, formada por representantes de redes de supermercados, estuda medidas efetivas para que o problema seja definitivamente resolvido no setor”, disse Milan.
Parceira
O diretor Márcio Milan apresentou aos representantes da Amis o resultado de mais de seis meses de estudo antes da implantação da Campanha De Olho na Validade. A ação, realizada em parceria com o Procon-SP, atende às expectativas do órgão e do setor supermercadista, buscando melhorar ainda mais a qualidade de serviços oferecidos ao consumidor.
“O cliente passou a prestar mais atenção nas informações dos produtos de uma forma geral. É o início de uma mudança de comportamento que traz inúmeros benefícios à população”, comentou Milan.
Após a reunião na sede da APAS, o diretor Márcio Milan, acompanhado do superintendente da APAS Carlos Corrêa, convidou os representantes da Amis para uma visita à unidade Cerro Corá do Pão de Açúcar, na zona oeste da capital. Estiveram presentes na reunião os representantes da Amis Katya Alves, Claudemar Jovêncio (Cencosud), Carlos Miro (Verdemar), Thulio Martins (ABC), Epifânio Prado Pereira da Silva (DMA), Geraldo Magela da Silva (Bahamas), Waldir Wurtz (Bahamas) e Alaor Pereira, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.




