Viver sozinho em uma pequena embarcação no Pólo Norte por 16 meses ajudou Amyr Klink a entender a importância da colaboração. O navegador brasileiro, que ficou conhecido por ter feito viagens ao redor do mundo, participou na manhã desta quarta-feira (9 de maio) da APAS 2012 – 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados e contou suas histórias para a cadeia supermercadista.
“Não temos consciência de como dependemos um do outro. Vivendo só e em condições limitadas pude aprender isso. Nesta minha experiência de um ano e meio na Antártida aprendi um pouco também sobre o mundo dos supermercadistas”, surpreendeu o palestrante. Amyr explicou que para sobreviver foi necessário armazenar quase quatro mil itens de alimentos na pequena embarcação. Assim, aprendeu sobre planejamento.
Nesta viagem, o navegador ficou parado em meio ao oceano Pacífico. Seu barco ficou congelado de propósito para que apenas retornasse ao Brasil quando a época mais fria do ano passasse e fosse possível navegar. “Por incrível que pareça, os meus dias eram curtos frente ao trabalho que realizava diariamente. Tinha que produzir tudo, desde minha água”.
Tecnologia e conhecimento local
Amyr defende que o conhecimento local aliado às tecnologias produz bons resultados. “Meu maior orgulho é viajar da forma como viajo. Produzo, organizo e sou responsável por tudo nas embarcações”, disse. Sua equipe é formada, muitas vezes, por profissionais capacitados por programas sociais idealizados por ele. “Todos trabalham em cooperação, compartilham conhecimento e estão engajados no projeto. Dependemos um do outro. Todos se envolvem e isso faz com que os projetos prosperem”.
Para ele, a educação incentiva a colaboração. “Esse modo de trabalhar é desafiador. Temos muitos conhecimentos disponíveis e precisamos alinhar os objetivos para trabalham em conjunto”, concluiu.

