Realizada entre os dias 05 e 08 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo, a Feira APAS mostrou seu caráter democráticas, uma vez que entre os mais de 600 expositores, haviam empresas de diversas localidades e portes. A Japan External Trade Organization (Jetro), por exemplo, reuniu sete empresas no Pavilhão do Japão.
“A Feira APAS foi uma boa oportunidade para apresentar os produtos japoneses ao mercado brasileiro”, afirmou o diretor do departamento de investimentos da Jetro São Paulo, Kan Kurihara.
A empresa Hakutsuru apresentou diversos rótulos de saquês da província de Hyogo. A Nanbu Bijin também apresentou três rótulos com certificado kosher. Já a Nishiyama Shuzojo, também de Hyogo, trouxe saquês com garrafas estilizadas e licor de ameixa japonesa.
A Kikkoman, por sua vez, esteve presente com shoyus importados de fermentação natural. A importadora Yamato apresentou, além dos saquês, licores de ameixa japonesa e de yuzu, três opções de chás engarrafados e sem adição de açúcar: Oi chá, Oi chá Koiaji (sabor mais intenso) e o Mugichá (chá de cevada).
A importadora Zendai também divulgou novos produtos japoneses, tais como balas, chicletes e misoshiru instantâneo. Também com produtos à base de miso, Kanesa veio à Feira APAS para divulgar o Para-misso (miso granulado), o Missochup (molho pronto) e o Hifuu Missoshiru Wakame (misoshiru instantâneo).
Além disso, representantes da província de Wakayama, conhecida no Japão pela alta qualidade das ameixas produzidas, apresentaram produtos diversos feitos com o produto: conserva de ameixa adocicada com mel, geleia de ameixa, flocos de ameixa desidratada e calda de ameixa para bebidas.
Fonte: Karin Kimura/Made In Japan
Fotos: Henrique Minatogawa/ Nikko Fotografia
