A Associação Paulista de Supermercados (APAS) é parceira do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) para a substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados de todo o Brasil. O superintendente da APAS Carlos Corrêa, representando o presidente João Galassi, e o vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) Márcio Milan, encontraram-se nesta sexta-feira (21 de outubro) com a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Samyra Crespo, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), para organizar as ações da campanha nacional.
“Estamos trabalhando para que a campanha da APAS se estenda para todo o Brasil. O setor supermercadista é exemplo de sustentabilidade. Hoje 80 cidades paulistas já aderiram à substituição das sacolas descartáveis”, disse o superintendente Carlos Corrêa. A diretora e a gerente de Produto e Consumo Sustentáveis da Secretaria do MMA, Laura Macedo e Fernanda Daltro, e o gerente de Relações Institucionais da APAS Rogério Miotto também participaram da reunião.
O objetivo do encontro foi desenvolver uma campanha de consumo consciente e de substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis, que terá início em dezembro, época de grande movimento nos supermercados por conta das comemorações de Natal. A Abras será responsável pela multiplicação da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco em todo o Brasil, por meio das associações estaduais de supermercados. O MMA, por sua vez, utilizará o expertise da Campanha da APAS, em fase de implantação em todo o Estado de São Paulo, e ajudará na divulgação produzindo um filme. Segundo Corrêa, cerca de 100 milhões de pessoas, pertencentes à classe C, deverão ser impactadas com a parceria.
Pesquisa em Jundiaí
O projeto piloto da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, desenvolvido na cidade de Jundiaí, é um sucesso. A entidade apresentou ao governador de São Paulo Geraldo Alckmin, em 13 de outubro, uma pesquisa executada pelo Ibope Inteligência que apurou que 77% da população da cidade apoia a substituição das sacolas descartáveis nos supermercados.
Pela pesquisa, 73% não apoiariam a volta das sacolas dercartáveis e 83% acreditam que expandir a campanha para outros tipos de comércio seja uma boa ideia. Dos entrevistados, 93% apoiam a adoção da campanha para todo o Estado de São Paulo.
Veja Mais:
População de Jundiaí aprova Campanha, diz pesquisa da APAS
