A APAS – Associação Paulista de Supermercados, representante no estado de São Paulo de um setor que responde por 4% da venda de bebidas alcoólicas no Brasil, vai disponibilizar às empresas de tecnologia que atendem os associados a metodologia de ajuste dos sistemas de frente de caixa para cumprir o PL 698/2011 que restringe a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.
As empresas de supermercados que usam o sistema Itautec já terão o controle disponível este mês de setembro. A tecnologia consiste em bloquear no checkout a leitura do código de barras de bebidas alcoólicas, cuja liberação poderá ser feita pelo profissional operador de caixa se ele entender, pela aparência, que o comprador é maior de idade. Se houver dúvida, terá de pedir documento com foto e digitar a data de nascimento. Caso o cliente recuse a fornecer, o supervisor de frente de caixa deverá ser chamado para resolver o problema.
O presidente da APAS João Galassi ressalta que o sistema melhora a eficiência dos controles, mas a decisão de liberar caberá ao profissional operador de caixa. “Mais do que controlar, devemos conscientizar os nossos colaboradores com o objetivo de informar os males do consumo de bebidas alcoólicas para menores de 21 anos”, afirma. A Escola APAS, por orientação de Galassi, vai desenvolver um treinamento específico para reforçar essa conscientização.
Galassi reitera o apoio do setor ao projeto de lei do governador Alckmin e reforça a necessidade de ações por parte do estado no sentido de desenvolver logo campanhas de massa e regulamentar os horários de propaganda. “Trata-se de uma questão de saúde pública e entendemos que ações isoladas não trarão os resultados esperados. Somos favoráveis ao movimento conjunto de toda a cadeia do abastecimento”, opina.
O Grupo Pão de Açúcar fez parceria com a empresa de bebidas Ambev para ação conjunta e o sistema passará a funcionar em 395 lojas da rede nos estados de São Paulo e Paraná, devendo estar disponível em todo o país até o final de outubro.
O Walmart implantou um sistema com a mesma funcionalidade em 120 hipermercados da rede no país há quatro anos.