


Em 2024, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) se destacou pelo impacto social de suas ações e arrecadações, reafirmando seu compromisso com a cidadania e a sustentabilidade. A Diretoria de Responsabilidade Social, com o apoio da Presidência, da Diretoria da APAS e de seus colaboradores, trabalhou para engajar o setor supermercadista em iniciativas que promovem o bem-estar social e ambiental, beneficiando colaboradores e associados.
Essas iniciativas foram importantes para fortalecer a atuação da APAS e gerar resultados concretos nas comunidades em situação de vulnerabilidade, incentivando o engajamento de todos os envolvidos. Com essas ações, a APAS reafirma seu compromisso com a construção de uma rede de solidariedade e desenvolvimento sustentável.



Entre os principais destaques de 2024, diversas ações se sobressaíram por sua relevância e impacto social, resultando em conquistas significativas ao longo do ano. Em janeiro de 2024, a APAS obteve a certificação I-Rec, que compensou as emissões de CO2 de 2023 de suas 16 regionais e distritais, neutralizando 44,06 toneladas de CO2. A entidade já contabiliza as emissões de 2024 para neutralizar em janeiro de 2025 e, assim, seguir cada vez mais a cumprir metas ligadas à sustentabilidade e à redução do impacto ambiental.



A Ação de Arrecadação mobilizou expositores dos eventos APAS Show e Experiences, supermercados, indústrias, pessoas físicas e empresas solidárias durante todo o ano de 2024, arrecadando 280,42 toneladas de alimentos e produtos de higiene para organizações da sociedade civil. Essa ação fortaleceu a luta contra o desperdício e beneficiou as instituições que combatem a insegurança alimentar. A ação, realizada em parceria com a Associação Prato Cheio, Programa Sesc Mesa Brasil e Instituto Amigos do Bem, beneficiou 361 organizações sociais no estado de São Paulo e cerca de 300 povoados no Nordeste, impactando milhares de pessoas.



A APAS, por meio da Prontz, também se tornou parceira do Instituto Arredondar, promovendo o Movimento Arredondar, que estimula microdoações no checkout. Essa ação gerou mais de R$ 15 milhões em itens arrecadados para ONGs. Além disso, a APAS reforçou sua parceria com o Instituto Amigos do Bem, promovendo a venda das “Sacolas do Bem”, produzidas com garrafas PET recicladas. Essa iniciativa contribui para o desenvolvimento econômico no sertão nordestino, alinhando-se ao compromisso da APAS com a sustentabilidade e a inclusão social.



Outro marco importante foi a Campanha do Agasalho 2024, realizada em parceria com o Exército da Salvação e o Fundo Social de Solidariedade de Bauru. Supermercados associados arrecadaram 82,2 toneladas de agasalhos e cobertores, equivalentes a 270.750 peças, que foram distribuídas a pessoas em situação de vulnerabilidade e instituições sociais no Estado de São Paulo, proporcionando conforto a quem mais precisa durante o inverno. Durante o período, também foram realizadas visitas técnicas com o objetivo de valorizar as parcerias, agradecer as doações, promover o benchmark, letramento e compartilhar conhecimentos.
Ações no APAS Show em 2024
O APAS Show 2024 foi outro marco de Responsabilidade Social, com ações de impacto nas comunidades da zona norte de São Paulo, especialmente na Comunidade Zaki Narchi. Os moradores receberam cerca de 9 toneladas de doações e participaram de um processo seletivo, com duas pessoas sendo contratadas.



A APAS também contribuiu com ações de desenvolvimento local na comunidade Zaki Narchi durante todo o ano, valorizando datas comemorativas. Em 2024, a entidade doou 500 caixas de chocolate na Páscoa Solidária, garantiu o entretenimento na festa do Dia das Crianças com brinquedos infláveis e doou 380 brinquedos para as crianças no Natal Solidário na semana passada. Em colaboração com a segurança pública, a APAS organizou uma ação conjunta com a Guarda Civil Metropolitana, Polícia Civil e Militar, fortalecendo a política pública de segurança no evento.



A Diretoria de Responsabilidade Social também promoveu um evento com cerca de 390 participantes, focado em celebrar o sucesso da Ação de Arrecadação, que havia superado a meta. Além disso, foi discutido o ciclo de vida do desperdício de alimentos, com a participação do Pacto Global, FAO e do Programa Sesc Mesa Brasil. A gestão de cerca de 380 voluntários na Ação de Arrecadação, que em 4 dias arrecadou mais de 30 toneladas de alimentos e produtos, foi marcada pela triagem adequada e destinação correta.



A responsabilidade ambiental e a sustentabilidade foram priorizadas. Em parceria com o Expo Center Norte, a APAS atingiu pela segunda vez consecutiva a meta de Aterro Zero no APAS Show, destinando 100% dos resíduos gerados para reciclagem e aproveitamento, evitando a emissão de cerca de 66 toneladas de CO2.



A APAS se tornou signatária do Net Zero Carbon Events, comprometendo-se a, nos próximos anos, implementar ações para tornar o evento cada vez mais sustentável. Em colaboração com a Witzler Energia, a APAS compensou 189 toneladas das emissões de CO2 do evento, utilizando 759 I-Recs e contribuindo com o Projeto Floresta do Futuro da SOS Mata Atlântica, por meio do plantio de 1.000 mudas na Mata Atlântica de São Paulo, compensando as emissões dos escopos 1, 2 e parte do escopo 3.



A APAS segue comprometida em promover ações cada vez mais inclusivas e sustentáveis, consolidando o setor supermercadista como um pilar fundamental para a sociedade. A Diretoria de Responsabilidade Social também promoveu campanhas de conscientização, como os Movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul, além da Campanha Natal Solidário, reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar de todos. Além dessas iniciativas, a APAS realizou webinários temáticos com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do setor.



Ao longo de 2024, a APAS reafirmou sua missão de ser uma força positiva para a sociedade, demonstrando que a responsabilidade social agrega valor ao sucesso do setor supermercadista em São Paulo, assim como nas 13 regionais e 3 distritais que integram a entidade.
