De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo mais comum em todo o mundo. Entretanto, o diagnóstico precoce resulta em maiores chances de cura. Neste contexto, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) apoia a Campanha Pense Rosa pelo terceiro ano consecutivo, que, coordenada pela ONG Orientavida e o Fundo Social de Solidariedade, e idealizada a partir do movimento mundial Outubro Rosa, integra população, empresas e entidades em prol de um único objetivo: disseminar a importância da prevenção ao câncer de mama.
Ao longo do mês de outubro, o apoio da APAS ao Pense Rosa se dará por meio de algumas ações, entre elas a divulgação de duas faixas cor de rosa na fachada do prédio e uma campanha, junto aos supermercados associados, para a distribuição de folders com informações importantes sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de conscientizar e divulgar os direitos da mulher de fazer mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a Lei Federal nº 11.664/2008.
As mídias sociais da entidade também irão trazer informações acerca da Campanha. Curta a página no Facebook (www.facebook.com/portal.apas) e siga-nos no Twitter (www.twitter.com/infoapas). “O Pense Rosa é uma excelente oportunidade para sensibilizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce e, claro, conscientizar as mulheres, visando maiores chances de cura ao câncer de mama”, afirma a diretora de Responsabilidade Social da APAS, Virgínia Galassi. “Esta é uma causa nobre”, completa.
A Campanha
O Pense Rosa foi lançado no Brasil em 2009, sendo as primeiras ações realizadas no Vale do Paraíba. Já em 2010, ganhou maiores proporções e alcançou 41 cidades – entre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Alto Tietê. Em 2011, a Campanha chegou à capital, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e o apoio da APAS, envolvendo outras cidades do Estado, tais como Americana, São Caetano do Sul, Bebedouro e Barretos. No ano passado, o movimento foi levado à Bahia e já busca espaço em outras partes do país.
A Campanha tem como fonte de inspiração o movimento popular Outubro Rosa, que, comemorado em todo o mundo, é considerado o mês oficial de combate ao câncer de mama. Monumentos e fachadas de prédios com grande notoriedade mundial – Torre Eiffel, Casa Branca, Estátua da Liberdade, entre outros – são iluminados com a cor rosa. Este ano, pela primeira vez, o município de Campinas também participará do Outubro Rosa. Lá, o articulador da campanha é o professor da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas, Everardo de Carvalho, sendo que vários prédios públicos e privados, como Aeroporto de Viracopos, PUC, CAISM e Câmara Municipal, serão iluminados. Para mais informações sobre o Pense Rosa, acesse o site www.penserosa.com.br.
Material de divulgação aos supermercadistas
Os associados podem acessar o material da Campanha “Pense Rosa” por meio do link https://portalapas.vibezz.com.br/m3.asp?cod_pagina=2615, que reúne o folder explicativo e a camiseta oficial da campanha para relacionar a marca ao projeto. O objetivo é demonstrar práticas de responsabilidade social a todos os clientes e colaboradores.
