A maioria das mulheres tem a visão de que o câncer de mama é uma sentença de morte. Ledo engano. É o que explica o mastologista do Hospital Amaral Cavalho (HAC), João Ricardo Auler Paloschi. Por este motivo, a importância da prevenção à doença e sua detecção precoce tornam-se aliadas na cura, que, segundo o especialista, chega a 100%. Neste contexto, a Campanha Pense Rosa tem início nesta terça-feira (1º de outubro) e, pelo terceiro ano consecutivo, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) apoia esta ação que, coordenada pela ONG Orientavida e o Fundo Social de Solidariedade, e idealizada a partir do movimento mundial Outubro Rosa, visa conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo mais comum em todo o mundo. Para um melhor entendimento acerca do tema, o mastologista João Ricardo Auler Paloschi explica que o câncer é uma patologia que se caracteriza por células alteradas, que perdem o controle na sua multiplicação. “As células normais têm um ciclo de vida conhecido: nascem, se desenvolvem, desempenham suas funções determinadas, envelhecem e morrem. O câncer é a quebra desse ciclo e as células, quando alteradas, perdem suas funções e se multiplicam mais rapidamente. Sem os devidos mecanismos de controle, as mesmas podem acometer os órgãos vizinhos e suas funções também”, explica.
Neste sentido, o diagnóstico precoce do câncer de mama permite um tratamento menos agressivo e, assim, o médico acredita que as campanhas devem focar em tal aspecto. “Hoje dispomos de diversos recursos com cirurgias minimamente invasivas e reconstruções mamárias utilizando-se de técnicas oncoplásticas, entre outros que são possíveis a pacientes com diagnósticos mais precoces. Ainda, tratamentos de quimioterapia e radioterapia podem ser mais brandos ou mesmo desnecessários, dependendo da precocidade. Quando as mulheres se derem conta desses benefícios, talvez criem hábitos preventivos não só em relação à saúde mamária”, afirma.
A prevenção
Entre os sintomas, o mais comum é o nódulo palpável nas mamas, que pode ser detectado por meio do autoexame, que, segundo o médico Paloschi, deve ser realizado mensalmente após o período menstrual. Outros sintomas estão relacionados à retração da pele ou do mamilo, inchaços, assimetria, avermelhamento da pele do local, secreção com sangue e gânglios que surgem nas axilas, crescem e não somem. Por tais motivos, o médico ressalta que apenas a mamografia anual não é suficiente e consultas periódicas com um mastologista são necessárias. “A mulher deve realizar consultas anuais com o mastologista para a prevenção do câncer de mama e, assim, o especialista pode realizar o exame físico e solicitar outros exames necessários, como ultrassonografia mamária e ressonância nuclear magnética”, explica.
Apoio da APAS ao Pense Rosa
Ao longo deste mês de outubro, o apoio da APAS ao Pense Rosa se dará por meio de algumas ações, entre elas a divulgação de faixa cor de rosa na fachada do prédio, no Alto da Lapa (São Paulo), e uma campanha junto aos supermercados associados para a distribuição de folders com informações importantes sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de conscientizar e divulgar os direitos da mulher de fazer mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a Lei Federal nº 11.664/2008.
As mídias sociais também irão trazer informações acerca da Campanha. Curta a página no Facebook (www.facebook.com/portal.apas) e siga-nos no Twitter (www.twitter.com/infoapas). Os associados podem acessar o material da Campanha “Pense Rosa” por meio do link https://portalapas.vibezz.com.br/m3.asp?cod_pagina=2615, que reúne o folder explicativo e a camiseta oficial da campanha para relacionar a marca ao projeto. O objetivo é demonstrar práticas de responsabilidade social a todos os clientes e colaboradores.
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