Por mais um ano, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) apoia a Semana do Peixe, que, idealizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), chega à 10ª edição, sendo realizada até o dia 15 de setembro em supermercados, escolas, feiras livres, bares, hotéis e restaurantes.
A Associação acredita que tal apoio atende aos interesses do setor e, por consequência, as necessidades do consumidor, a fim de estimular o consumo. Neste contexto, a organização da campanha estima que o consumo de pescado aumenta 20%, neste período, e o preço registra um decréscimo de 24%. A iniciativa é positiva para a saúde dos brasileiros, uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as pessoas devam consumir pelo menos 12 quilos de pescado por ano. Entretanto, os brasileiros consomem apenas nove quilos.
Semana do Peixe nos supermercados
Na primeira edição da Semana do Peixe, os supermercados brasileiros ainda não ofertavam pescado fresco. Hoje, o setor é uma das “vitrines” dos supermercados. Desde então, as pessoas também passaram a valorizar mais os hábitos saudáveis. Grandes redes, tais como Pão de Açúcar, Extra e Carrefour, já aderiram à campanha neste ano. As lojas do Extra e Pão de Açúcar oferecem até 25% de desconto em aproximadamente 100 itens do setor de peixaria, e a expectativa do Grupo Pão de Açúcar é atingir um crescimento de 15% na categoria, em comparação ao evento do ano passado.
O Carrefour, por sua vez, abastecerá suas unidades com mais de 500 toneladas e 200 tipos de pescados, frescos e congelados. As lojas da varejista francesa também disponibilizam uma grande variedade de produtos para combinação de receitas como azeites, queijos, conservas e temperos.