Nesta terça-feira (18 de maio), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, fizeram o lançamento do livro “Brasil Food Trends 2020: tendências internacionais que influenciarão o setor de alimentos no Brasil – uma agenda estratégica do setor de alimentos”. A proposta é iniciar um amplo debate sobre as tendências do segmento de alimentos e bebidas para os próximos dez anos, analisando as diversas mudanças que já estão ocorrendo.
As atividades brasileiras ligadas ao setor de alimentos estão hoje inseridas num cenário internacional competitivo, composto por consumidores cada vez mais exigentes com produtos e serviços. Inovação e estratégias de mercado são as senhas para que as empresas acertem em seus investimentos, principalmente as de pequeno porte.
A produção e as tendências dos alimentos, os fatores que influenciam o consumo dos alimentos, o perfil de consumo, a indústria de alimentos, o varejo e food service são os temas abordados na publicação. A Associação Paulista de Supermercados (APAS) é uma das entidades apoiadoras do projeto. O gerente de Comunicação da entidade, Joaquim Ferreira Sobrinho, é o autor do sexto capítulo, cujo tema versa sobre o varejo de produtos alimentícios no Brasil e os diversos tipos de estabelecimentos de autosserviço, com destaque para os supermercados, mercearias e lojas de conveniência.
Acesse na íntegra a publicação “Brasil Food Trends 2020”.

