A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realiza neste domingo (7 de abril) a 12ª Caminhada Agita Mundo às 9 horas, na Avenida Paulista, em São Paulo. Com o tema “Atividade física sem barreiras”, o evento quer conscientizar a população sobre os riscos do sedentarismo e será o ponto de partida para quem ainda não pratica nenhum tipo de exercício no dia a dia. De acordo com a Secretaria, são esperadas 20 mil pessoas na caminhada.
“A Diretoria de Responsabilidade Social da APAS apoia a causa. O movimento acontece simultaneamente em diversos países das Américas, Europa e África, e em pelos menos 36 cidades paulistas. A data marca, também, o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Estadual da Saúde (6 de abril)”, afirma a diretora Virgínia Galassi.
Realizado em parceria com o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), o objetivo do evento é estimular os participantes a acumular 30 minutos de atividades físicas por dia (no caso das crianças, 60 minutos), cinco dias por semana, conforme orienta a Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Os benefícios da atividade física são reconhecidos e indicados para a prevenção e tratamento de diversas doenças. Incentivar hábitos saudáveis é o primeiro passo para manter a saúde em dia”, afirma o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Giovanni Guido Cerri.
A concentração para a grande caminhada será atrás do Masp, a partir das 8h30, com largada programada para as 9h30. O trajeto, de aproximadamente 3 quilômetros , termina na Assembleia Legislativa. Os 2.000 primeiros participantes que chegarem para a caminhada ganharão um kit composto por camiseta e hidratação. As atividades são gratuitas e sem caráter competitivo.
Programa
O Agita Mundo é um programa que nasceu em São Paulo, conhecido originalmente como Agita São Paulo, e desde 2002 foi adotado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como referência em ação de promoção da saúde. No mesmo ano, São Paulo passou a ser o único estado com a data oficial no seu calendário. A OMS aponta o comportamento sedentário como responsável pela morte de cerca de 3,2 milhões pessoas por ano em todo o mundo.
Nessa edição, os participantes de todo o mundo serão orientados sobre a hipertensão, doença crônico-degenerativa que pode levar a morte. O primeiro e mais importante passo no tratamento dos hipertensos está relacionado às mudanças de hábito.
Parceria
Nesta semana, o gerente jurídico da APAS Roberto Borges a coordenadora de Sustentabilidade da APAS Rose Pavan se reuniram com representantes da secretaria para discutir a criação de um calendário de ações de saúde pública em conjunto com a entidade. O objetivo é divulgar as ações aos consumidores. Em breve, a entidade divulgará mais informações.
