A Associação paulista de Supermercados (APAS) apoia a campanha “Conte até 10”, idealizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O objetivo é estimular a reflexão sobre homicídios que acontecem por motivos fúteis no Brasil. A Associação disponibiliza no Portal APAS o cartaz da ação para que os associados façam o download e divulguem em suas lojas. Acesse a peça aqui.
Brigas de trânsito, discussões entre vizinhos e desentendimentos em bares foram algumas das razões para quase 50% dos assassinatos em alguns estados do país, nos anos de 2011 e 2012. A estratégia da campanha é ir além da qualificação e sensibilização dos agentes do sistema de justiça e engajar também a sociedade civil. Na luta contra o homicídio, o desafio é agir em duas frentes: combater a impunidade, viabilizando a investigação e julgamento dos crimes, e conscientizar os brasileiros para evitar atitudes e reações contra a vida, em situações de violência.
No texto, a campanha pede que em momentos de raiva as pessoas parem e contem até dez. Um game online foi criado, além de cartazes e propagandas de televisão e rádio. O CNMP convidou ícones de esportes de combate. Do MMA (do inglês Mixed Martial Arts, ou Artes Marciais Misturadas), os campeões Anderson Silva e Júnior Cigano foram chamados. Do judô, os atletas olímpicos Leandro Guilheiro e Sarah Menezes também participam. A mensagem da campanha é: “Valorize a vida acima de tudo. Ela é única. Conte até dez. A raiva passa. A vida fica”.
A ação conta com a parceria da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), integrada pelo CNMP, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Ministério da Justiça. Para mais informações, acesse: http://www.conteate10.cnmp.gov.br.