Segundos dados do Ministério da Saúde, o ano de 2012 registrou um crescimento de 37% na realização de mamografias no Sistema Único de Saúde (SUS) – prioritariamente, mulheres na faixa etária entre 50 a 69 anos – em comparação a 2010. Números que podem ser ainda melhores. Com o objetivo de esclarecer a população sobre a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame e a mamografia, vem aí mais uma edição do Outubro Rosa, movimento popular realizado em todo mundo. A APAS, mais uma vez, apoia a campanha.
A Associação vai fortalecer a campanha junto aos associados por meio dos canais de comunicação internos e externos. A partir desta quarta-feira, 1, uma faixa será estendida na faixada do prédio e um e-mail será enviado aos associados supermercadistas com o material gráfico para divulgação da campanha em suas lojas.
As mídias sociais também irão trazer informações acerca da campanha. Curta a página no Facebook (www.facebook.com/portal.apas) e siga-nos no Twitter (www.twitter.com/infoapas).
Mais sobre o movimento
O Outubro Rosa simboliza a luta contra o câncer de mama, o tipo que mais acomete mulheres, e tem no laço de fita rosa o símbolo que estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento popular internacional tem sua origem ligada aos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro e, posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês tornou-se oficial na prevenção do câncer de mama. A história do Outubro Rosa nos remete à última década do século 20, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Desde então, a corrida é promovida anualmente na cidade.
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, sendo, assim, denominado “Outubro Rosa”. Todas as ações eram – e ainda são – direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce, sendo que, a fim de sensibilizar a população, as cidades se enfeitavam com os laços na cor rosa, principalmente nos locais públicos. Adiante, surgiram outras ações focadas no Movimento, tais como corridas e desfiles de moda com pessoas que venceram a doença.
Já a ideia de iluminar monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, entre outros, de rosa, surgiu posteriormente – embora não haja uma informação oficial do período ao certo. Entretanto, vale frisar que o mais importante é a disseminação do Movimento em torno do mundo, sendo que tal ação assume um papel importante de “leitura visual” da causa, compreendida por todos. Para mais informações, acesse o site http://www.outubrorosa.org.br.
Peça para Download
![]() |
![]() |


