Menos sal. Sua saúde agradece! Este é o tema da campanha lançada nesta terça-feira (26 de julho) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) durante a cerimônia oficial de abertura da 30ª Exposição e Encontro Centro-Oeste de Supermercados (ExpoEcos), em Brasília. A ação é uma parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tem como objetivo conscientizar os consumidores para os riscos que o uso do sal em excesso pode causar à saúde. A Associação Paulista de Supermercados (APAS) apoia a campanha e, em breve, no Portal da APAS, os supermercadistas associados terão acesso aos materiais informativos para serem divulgados em suas lojas.
De acordo com dados da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGPAN) do Ministério da Saúde, o consumo diário de sal é de 12 gramas e o recomendado é de apenas 5 gramas. “Vamos orientar o consumidor a prestar atenção na quantidade de sal dos alimentos, visando reduzir o consumo diário de sal para prevenir doenças. Nosso setor apoia ações de prevenção à saúde e promoção à qualidade de vida realizadas pelo governo”, afirma Márcio Milan, vice-presidente da Abras. Milan também é vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) e diretor de Segurança Alimentar da entidade.
Para a divulgação da campanha nos supermercados, a Abras desenvolveu materiais como banners, cartazes, faixas de gôndolas, folders e anúncios para tabloides. Também serão disponibilizados aos supermercados spots para serem veiculados nas rádios internas dos estabelecimentos. De acordo com a Abras, os supermercados que aderirem à campanha serão identificados com o slogan “Esta empresa apóia a campanha de redução de consumo de sal”. A campanha será iniciada através de projeto piloto nos supermercados de Brasília e de todo o Distrito Federal (DF) e, depois, deve ser estendida aos demais Estados.
São parceiros da campanha as entidades e empresas: APAS, Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Conselho Federal de Nutrição, Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA-Ital), Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (Aberc), Associação Brasileira de Alta Gastronomia (Abaga), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), Grupo Pão de Açúcar, Cooperativa de Consumo (Coop) e CNI/Senai.
