O Estado de São Paulo mobiliza-se para orientar a população e remover criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. A APAS apoia a iniciativa do governo do Estado e orienta seus associados para a prevenção.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promoveu nesta última sexta-feira (25 de novembro), um “Dia D” de combate à dengue. A ação fez parte da semana de atividades de prevenção e alerta promovida em todo o Estado, e que conta com a mobilização de 25 mil agentes em atividades especiais.
Na capital, 50 agentes da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), órgão da Secretaria, realizaram a ação. O objetivo foi alertar a população paulista e evitar que a dengue retorne com força no verão. Por todo o Estado foram programadas diversas atividades, com foco principal para a remoção dos chamados materiais inservíveis, como latas, frascos, garrafas, plásticos, entulhos e pneus velhos, que podem servir de “abrigo” para o mosquito da dengue.
“Uma ação simultânea e concentrada nos municípios paulistas é fundamental para sensibilizar a população em torno desta importante questão de saúde pública. Na guerra contra a dengue, a prevenção por meio do controle do vetor ainda é o melhor caminho, uma vez que ainda não há vacina disponível contra a doença”, afirma Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.
