Segundos dados do Ministério da Saúde, o ano de 2012 registrou um crescimento de 37% na realização de mamografias no Sistema Único de Saúde (SUS) – prioritariamente, mulheres na faixa etária entre 50 a 69 anos – em comparação a 2010. Tal montante equivale a 2,1 milhões de procedimentos contra 1,5 milhão em 2010. Se levarmos em consideração todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões – o que representa um crescimento de 26% em relação ao mesmo ano comparativo citado acima.
O movimento popular Outubro Rosa é internacional, sendo que em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos em prol da saúde feminina. O foco, na ocasião, é a conscientização acerca da prevenção ao câncer de mama – a segunda causa de mortes entre pessoas do sexo feminino. Para se ter uma ideia, somente em 2011 foram registradas 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza ainda o alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, o que diminui os riscos que aparecem nesta faixa etária. Para que mais mulheres possam fazer o exame, o Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92,3 milhões – um aumento de 17% em relação a 2011.
A história do Movimento
O movimento popular internacional tem sua origem ligada aos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro e, posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês tornou-se oficial na prevenção do câncer de mama. A história do Outubro Rosa nos remete à última década do século 20, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Desde então, a corrida é promovida anualmente na cidade. Mais informações podem ser obtidas no site www.komen.org.
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, sendo, assim, denominado “Outubro Rosa”. Todas as ações eram – e ainda são – direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce, sendo que, a fim de sensibilizar a população, as cidades se enfeitavam com os laços na cor rosa, principalmente nos locais públicos. Adiante, surgiram outras ações focadas no Movimento, tais como corridas e desfiles de moda com pessoas que venceram a doença.
Já a ideia de iluminar monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, entre outros, de rosa, surgiu posteriormente – embora não haja uma informação oficial do período ao certo. Entretanto, vale frisar que o mais importante é a disseminação do Movimento em torno do mundo, sendo que tal ação assume um papel importante de “leitura visual” da causa, compreendida por todos. Para mais informações, acesse o site http://www.outubrorosa.org.br/.
No Brasil
O Pense Rosa, inspirado no Movimento Outubro Rosa, foi lançado no Brasil em 2009, sendo as primeiras ações realizadas no Vale do Paraíba. Já em 2010, ganhou maiores proporções e alcançou 41 cidades – entre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Alto Tietê. Em 2011, a Campanha chegou à capital, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e o apoio da APAS, envolvendo outras cidades do Estado, tais como Americana, São Caetano do Sul, Bebedouro e Barretos. No ano passado, o movimento foi levado à Bahia e já busca espaço em outras partes do país.
A Campanha tem como fonte de inspiração o movimento popular Outubro Rosa, que, comemorado em todo o mundo, é considerado o mês oficial de combate ao câncer de mama. Monumentos e fachadas de prédios com grande notoriedade mundial – Torre Eiffel, Casa Branca, Estátua da Liberdade, entre outros – são iluminados com a cor rosa. Este ano, pela primeira vez, o município de Campinas também participará do Outubro Rosa. Lá, o articulador da campanha é o professor da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas, Everardo de Carvalho, sendo que vários prédios públicos e privados, como Aeroporto de Viracopos, PUC, CAISM e Câmara Municipal, serão iluminados. Para mais informações sobre o Pense Rosa, acesse o site www.penserosa.com.br.
Apoio da APAS ao Pense Rosa
Ao longo deste mês de outubro, o apoio da APAS ao Pense Rosa se dará por meio de algumas ações, entre elas a divulgação de faixa cor de rosa na fachada do prédio, no Alto da Lapa (São Paulo), e uma campanha junto aos supermercados associados para a distribuição de folders com informações importantes sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de conscientizar e divulgar os direitos da mulher de fazer mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a Lei Federal nº 11.664/2008.
As mídias sociais também irão trazer informações acerca da Campanha. Curta a página no Facebook (www.facebook.com/portal.apas) e siga-nos no Twitter (www.twitter.com/infoapas). Os associados podem acessar o material da Campanha “Pense Rosa” por meio do link https://portalapas.vibezz.com.br/m3.asp?cod_pagina=2615, que reúne o folder explicativo e a camiseta oficial da campanha para relacionar a marca ao projeto. O objetivo é demonstrar práticas de responsabilidade social a todos os clientes e colaboradores
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APAS apoia a Campanha Pense Rosa de prevenção ao câncer de mama








