A Associação Paulista de Supermercados (APAS) é uma das entidades apoiadoras do Brasil sem Miséria, plano do governo federal que busca desenvolver ações com diversos setores para viabilizar a aquisição e a comercialização de alimentos produzidos por agricultores familiares. Nesta sexta-feira (12 de agosto), na sede da APAS, representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA) reuniram-se para alinhar futuras ações com as associações estaduais de supermercados da Região Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo). No próximo dia 18 de agosto, em São Paulo, a presidenta Dilma Rousseff fará o lançamento oficial do plano no Sudeste.
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) firmou Acordo de Cooperação Técnica com o MDS e o MDA para que supermercadistas paulistas associados participem do plano, adquirindo produtos dos agricultores familiares e comercializando em suas lojas. O objetivo do Plano Brasil Sem Miséria é elevar a renda e as condições de bem-estar da população. As famílias extremamente pobres que ainda não são atendidas serão localizadas e incluídas de forma integrada nos mais diversos programas de acordo com as suas necessidades. O Plano agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva.
Além de orientação técnica para os agricultores, pelo Plano, o governo disponibiliza para as famílias sementes de qualidade e toda orientação para as produções agrícolas. Também é objetivo proporcionar a capacitação e a qualificação de mão de obra de pessoas situadas na extrema pobreza e dar oportunidades à inserção das pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) nos postos de trabalho da rede varejista.
Estiveram presentes na reunião o superintendente da APAS Carlos Corrêa; o gerente de Marketing da APAS Fabiano Benedetti; e o presidente da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) José Nogueira Soares Nunes; o assessor da Diretoria de Relações Institucionais da Abras José Milton da Silva; os representantes do MDS João Marcelo Intini, Eledil Bessa e Dulce Cazzuni; e o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento de São Paulo (Conab) Nivaldo Maia.
Para mais informações sobre o Plano, acesse: www.brasilsemmiseria.gov.br/conheca-o-plano
Veja Mais:
Abras realiza parceria com governo federal
