A Associação Paulista de Supermercados (APAS) apoia, pela primeira vez, o Movimento Janeiro Branco, organizado pelo Instituto Janeiro Branco. Essa ação de cunho social tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e os cuidados necessários para preservá-la. Para a APAS, fortalecer e apoiar essa causa tem um grande potencial de impacto, especialmente por envolver um público diversificado, composto por associados, parceiros, colaboradores e consumidores de supermercados.
O principal objetivo do Movimento Janeiro Branco é sensibilizar diferentes públicos sobre a relevância da saúde mental, incentivando a adoção de ações práticas para o cuidado com o bem-estar durante todo o ano. A ação interna da APAS também busca integrar o conceito do Janeiro Branco — mês dedicado à saúde mental — ao calendário de ações sociais da entidade, além de reforçar o contexto dos colaboradores e consumidores do setor supermercadista. Isso contribui para fortalecer a imagem da APAS como uma entidade comprometida com o bem-estar de seus associados, famílias e colaboradores, proporcionando acolhimento e aprendizado.
Para este ano, a APAS reforça o tema desenvolvido pelo Instituto Janeiro Branco: “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”. A proposta é promover ações que podem ser incorporadas ao cotidiano de todos, tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele. As orientações têm como objetivo estimular o bem-estar emocional, com ênfase no setor supermercadista, que é o principal campo de atuação da APAS.
Idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão, o Movimento Janeiro Branco nasceu há 11 anos com a missão de estimular a reflexão sobre a saúde mental. Hoje, a campanha é reconhecida por meio de uma lei federal (Lei 14.556/23), que estabelece que cuidar da saúde mental exige ações individuais, institucionais e políticas públicas.
Os dados no Brasil evidenciam a urgência dessa causa: cerca de 30% das pessoas economicamente ativas apresentam algum grau de burnout, segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) e a ISMA-BR. O Brasil também é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo, com 18,6 milhões de brasileiros afetados, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O dado mais alarmante é que 56% dos brasileiros nunca buscaram ajuda profissional para lidar com questões de saúde mental, conforme pesquisa do Instituto Cactus.
A saúde mental é um direito e uma responsabilidade coletiva. Por isso, a APAS convida todos a priorizarem o que realmente importa. Uma maneira de contribuir com essa causa é por meio do Enxoval do Movimento Janeiro Branco. A distribuição online do material facilita a participação de pequenos e médios supermercados, e a APAS oferece um kit de apoio que inclui banners, cartazes, camisetas, logotipos, pins, folders e outras peças, garantindo uma divulgação eficaz e uma comunicação integrada entre todos os participantes.
Além disso, a APAS produziu um vídeo sobre o movimento, que pode ser assistido e compartilhado por todos. Juntos, podemos fazer a diferença no cuidado com a saúde mental. Confira a novidade!