A Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco foi apresentada no Fórum da FIBoPS Barueri – 1ª Feira para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais, realizado nos dias 21 a 23 de setembro no Centro de Eventos de Barueri (Grande São Paulo). O diretor da Solam Soluções Ambientais Thiago Pietrobon, consultoria que desenvolve um trabalho com as Regionais e Distritais APAS para a implantação da Campanha, falou das ações da entidade e mostrou o impacto que o descarte irracional de sacolas causa na natureza.
“A Campanha da APAS é fruto de um termo de cooperação assinado com o governo estadual. A partir de janeiro de 2012, os supermercadistas associados deixarão de distribuir as sacolas descartáveis e, em seu lugar, utilizarão alternativas sustentáveis para acondicionar as compras dos clientes”, explicou Thiago Pietrobon aos presentes. “Um projeto piloto foi realizado em Jundiaí, e hoje, com um ano de implantação, mais de 264 milhões de sacolinhas deixaram de ser distribuídas no comércio”, contou.
Pietrobon falou ainda da importância da iniciativa e de que o setor está mobilizado para a mudança. “A APAS realiza em todo o Estado uma campanha de conscientização para a substituição das sacolas descartáveis. Os consumidores, informados do impacto do descarte, certamente apoiarão a causa”, concluiu.
A 1ª Feira para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais, organizada pelo Instituto Mais em parceria com a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, foi direcionada a especialistas da área, representantes dos três setores da economia que compartilharam práticas e produtos alinhados com os fundamentos e diretrizes da sustentabilidade.
Legenda da foto acima: O diretor da Solam Thiago Pietrobon mostrou o impacto que o descarte irracional de sacolas causa na natureza
