Uma novidade vai contribuir ainda mais com a adoção de práticas sustentáveis no setor. Em breve, os supermercados lançarão a sacola “Vai e Vem” para ajudar aqueles consumidores que não planejaram as compras ou esqueceram de levar sacolas reutilizáveis. Quem adquirir uma dessas sacolas poderá levar uma embalagem emprestada das lojas e reembolsar o valor pago assim que devolvê-la.
De acordo com o presidente da APAS João Galassi, o projeto impede a aquisição desnecessária, pois quem possui ecobag não precisará adquirir outra. “A ideia surgiu em parceria com o Procon-SP e será implantada nas próximas semanas. Esta será mais uma valiosa contribuição para a substituição das sacolas descartáveis por opções reutilizáveis”, disse Galassi.
A novidade foi anunciada pela APAS em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (3 de abril) na sede da entidade, em São Paulo, na presença do promotor do Meio Ambiente da capital José Eduardo Ismael Lutti. Um dia antes do fim da distribuição das sacolas descartáveis em todos os supermercados do Estado de São Paulo, o projeto se somará a outros já implantados para a reeducação da sociedade. “Buscamos criar uma cultura sustentável. A campanha do setor supermercadista é a primeira de muitas outras que virão”, afirmou o promotor aos jornalistas.
O promotor ressaltou ainda a importância da participação dos consumidores na campanha: “Esta campanha da APAS é muito mais ampla e vai além da sacolinha. A população precisa perceber que é necessário se ter uma sacola de uso de longa duração, além de adquirir produtos que tenham enfoque no descartável.” Segundo ele, o fim do uso das sacolas descartáveis é uma boa maneira de mostrar essa nova realidade ao consumidor.
“A ideia é simples: quem já tem ecobags em casa, mas não levou aos supermercados, adquire uma momentaneamente para carregar as compras, e as devolve no retorno aos supermercados. A loja reembolsa o cliente e esse não precisa adquirir uma sacola a mais”, ressaltou Galassi.
Veja aqui as outras ações anunciadas pela APAS na coletiva de imprensa de hoje.
Parceria com o Procon-SP
A sacola “Vai e Vem” foi idealizada na Câmara Técnica do Procon. Segundo o presidente da APAS João Galassi, assim que o grupo concluir o formato da operação, a entidade irá instruir seus associados para a implantação do projeto. “Depois de quase dois anos de campanha nos supermercados, de conscientização da população e do período de adaptação, estamos lançando novas ações para reforçar o nosso compromisso com o meio ambiente e pelo fim da cultura do descarte”, afirmou Galassi.
