A Associação Paulista de Supermercados apresentou na manhã desta segunda-feira (9 de maio), em coletiva de imprensa, a pesquisa “Tendências do Consumidor”, sobre o que o setor supermercadista projeta para 2011. Antes apresentado anualmente como “Retratos do Varejo”, o levantamento, realizado em parceria com a Nielsen e a Kantar Worldpanel, neste ano, focou o futuro do consumo no País.
“Apresentávamos a situação atual e agora, aplicando a “inovação”, tema da APAS 2011, à pesquisa, apresentamos as perspectivas do consumo”, explica João Galassi, presidente da entidade. Além de Galassi, Sussumu Honda, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Martinho Paiva Moreira, diretor de Economia e vice-presidente do Conselho Consultivo da APAS também participaram da apresentação.
Entre os destaques da pesquisa, Galassi citou o nível de satisfação do consumidor com o setor supermercadista, que chega a 83% e passará a ser medido anualmente, a porcentagem de produtos encarados pelo consumidor como imitações, e não como inovações (95%), e o aumento do gasto médio do brasileiro, superior até mesmo à renda média.
Como grandes tendências, o presidente da APAS mostrou que as famílias acreditam que seu poder de compra continuará aumentando; que o consumidor está em busca de mobilidade, novas experiências e inovação; o aumento de compras online e coletivas; sinais de saturação da capacidade das classes baixas adquirirem crédito e o crescimento das chamadas compras do tipo “eu mereço”.
“O cliente quer se presentear com produtos de qualidade, diferentes. Ele não quer apenas um xampu, mas sim um produto que valorize sua beleza, que propicie novas experiências”, explicou Galassi.
Confira aqui a pesquisa completa.
