“Hoje a APAS mostra seu pioneirismo ao trazer estre programa ao Brasil. A padronização na certificação aos fornecedores de alimentos proporciona benefícios, como a melhora nos processos, a redução de custos incorporados aos produtos, o estreitamento do relacionamento entre a cadeia e, claro, a satisfação dos clientes”. Com essas palavras o presidente da APAS, Pedro Celso, abriu o Global Markets APAS, evento que marca oficialmente o lançamento do programa, fruto da atuação do Comitê de Segurança Alimentar da APAS.
O programa tem a parceria da Food Design e visa alinhar um único modelo para qualificação e certificação de fornecedores de alimentos do varejo, padrão reconhecido internacionalmente e que reduz perdas e custos com auditorias.
A série de palestras foi aberta por Donizeti Cezari, da Nestle, que falou sobre a segurança de alimentos como sustentabilidade do negócio, mostrando histórico da empresa e frisando a importância de conquistar a confiança do cliente e levar as informações também à área operacional.
Representando a Anvisa, Rodrigo Martins de Vargas comentou sobre o cenário regulatório nacional e internacional e enfatizou a importância do alinhamento de informações como forma de reduzir o desperdício de alimentos.
“Há um grande esforço internacional para combater o desperdício. É importante discutir para reduzir o desperdício que é maior na logística e na distribuição dos alimentos”. Rodrigo frisou também a importância de definir legalmente o prazo de validade de determinados produtos com informações claras.
Sobre o assunto, o vice-presidente da APAS, Paulo Pompílio, propôs a criação de um grupo de trabalho para discutir junto aos órgãos regulatórios parâmetros mais claros de qualidade e segurança. Proposta prontamente aceita por Rodrigo, que esclareceu. “O convite é oportuno e excelente para entendermos o trabalho que já está sendo feito e propor mudanças. Na sequência, é preciso ter um trabalho de educação e orientação para o consumidor”, finalizou.
O evento seguiu com demais palestras sobre a obtenção da certificação e apresentação de cases de sucesso.
Global Markets
Já implantado em países da Europa, América do Norte e do Sul, o modelo do Programa (GFSI – Global Food Safety Initiative – Global Markets) prevê auditorias sequenciais para avaliar o Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos dos fornecedores em uma proposta escalável, partindo do nível básico até que o fornecedor esteja pronto para a certificação.
A certificação é aceita por todos os estabelecimentos, evitando que o fornecedor passe por múltiplas auditorias dos diferentes varejistas, reduzindo custos que deixarão de ser incorporados aos produtos, além de alcançar a melhoria dos processos, reduzindo perdas e reclamações de consumidores.
Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.391 associados, que somam mais de 3.116 lojas.
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