Os presidentes da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi, da Associação Mineira de Supermercados (Amis) José Nogueira, da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (Asserj) Ailton Fornari e da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) João Carlos Devens assinaram hoje, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, o Pacto Brasil sem Miséria.
O setor de supermercados apoia o plano de combate à miséria desde o início, quando o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) Sussumu Honda e os presidentes das associações estaduais de todo o Brasil receberam na APAS 2011 a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, que pediu o apoio dos supermercados.
No início de junho, quando o Plano foi lançado em Brasília, o presidente Galassi compareceu e esteve com a presidenta Dilma Rousseff, ocasião em que manifestou o apoio do setor supermercadista do Estado de São Paulo. Nessa mesma data Galassi formalizou convite a presidente Dilma para a abertura da APAS 2012, e ela aceitou prontamente.
Agora, o governo federal celebra parceria com os governos estaduais, formando frentes em cinco regiões do País para combater a extrema pobreza, que atinge 16 milhões de brasileiros, com renda mensal inferior a R$ 70,00.
A região Sudeste, com 2,7 milhões de pessoas extremamente pobres, foi a primeira a assinar o Pacto, o que ocorreu hoje em São Paulo, reunindo os governadores Geraldo Alckmin (SP), Sérgio Cabral (RJ), Antonio Anastasia (MG) e Renato Casagrande (ES). O evento reuniu a presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, governadores do sudeste, ministros, senadores, deputados, prefeitos e empresários.
O setor de supermercados do estado de São Paulo esteve representado por João Galassi (presidente da APAS), Carlos Ely (diretor de Relações Institucionais), deputado Orlando Morando (diretor de Comunicação), Orides Russi (VP do Conselho Deliberativo), Armando Peralta (Diretor de Administração, Finanças e Ações Sociais), João Sanzovo (diretor de Sustentabilidade), Carlos Corrêa (superintendente) e Paulo Pompilio, Diretor de Relações Institucionais do Grupo Pão de Açúcar.
O Programa
O Brasil sem Miséria busca desenvolver ações articuladas com diversos setores para viabilizar a aquisição e a comercialização de alimentos produzidos por agricultores familiares.
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) firmou Acordo de Cooperação Técnica com o MDS e o MDA para que supermercadistas paulistas associados participem do plano, adquirindo produtos dos agricultores familiares e comercializando em suas lojas. O objetivo do Plano Brasil Sem Miséria é elevar a renda e as condições de bem-estar da população. As famílias extremamente pobres que ainda não são atendidas serão localizadas e incluídas de forma integrada nos mais diversos programas de acordo com as suas necessidades. O Plano agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva.
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.


