O presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), João Galassi, celebrou parceria com o EHI Retail Institute, organismo voltado para o varejo com sede em Colônia, na Alemanha. Em seu contato com Ulrich Spaan, vice-presidente do EHI, Galassi obteve autorização para utilizar o modelo e método adotado pela entidade para a confecção de uma cartilha de sustentabilidade direcionada ao consumo de energia no varejo. “Esta importante parceria vem fortalecer o trabalho que está sendo feito pelo presidente do Conselho Deliberativo e diretor de Sustentabilidade, João Sanzovo, na elaboração de um Guia Verde para Supermercados”, afirma Galassi.
A publicação do EHI, batizada com o sugestivo nome de “Power” – Poder, Força – dirige seu foco para as questões que envolvem consumo de energia e aponta formas eficazes de economizar e conter os custos operacionais com este insumo. Traz estudo feito com empresas de sete diferentes categorias de varejo, com destaque para a área de alimentos, maior consumidora de energia, com 37%.
Entre os temas abordados, destaca formas simples de otimizar o consumo de eletricidade, detalhando as ações que devem ser tomadas desde o projeto da construção civil, passando pela operação dos equipamentos, ilhas de refrigeração e iluminação da loja.
Com relação ao canal alimentar, compreendendo supermercados, hipermercados e lojas de conveniência, a cartilha Power contém informações de extrema importância para o cotidiano das lojas, como projetos para otimização da energia e métodos para a repartição de custos da eletricidade conforme as fontes de consumo, tanto para alimentos quanto não alimentos. Em complemento ao trabalho, aponta ainda formas de monitorar o consumo, visando a economia, e medir o retorno do investimento.
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.


