A Associação Paulista de Supermercados (APAS) completa nesta quarta-feira (12 de maio) 39 anos de fundação. Desde que foi criada, em 1971, a entidade reúne empresários supermercadistas do Estado de São Paulo, buscando integrar toda a cadeia de abastecimento.
Ao longo de quase quatro décadas de atuação, a APAS é considerada hoje a principal entidade do setor varejista em São Paulo e um destaques no cenário nacional. Dos cerca de 1,5 mil associados, a maioria representa pequenos supermercados, que têm acesso aos mesmos benefícios obtidos pelas grandes redes. Os convênios desenvolvidos pela associação resultam em condições especiais aos filiados por meio de parcerias com grandes organizações fornecedoras do setor. Alguns exemplos de parceria são os cartões de crédito, a recarga de celular no checkout, a consulta de cheques e a contratação de seguros de bens e serviços e plano odontológico.
O setor
O setor de supermercados faturou R$ 177 bilhões em 2009, dos quais R$ 54,7 bilhões no Estado de São Paulo, o que representa 19,5% das lojas e 31% do faturamento do País. São 78,3 mil lojas em todo o país – um crescimento de 3,4% em relação a 2008 –, somando 19,2 milhões de metros quadrados de área de vendas.
Gera aproximadamente 900 mil empregos diretos e cerca de dois milhões indiretos. Em São Paulo, o volume de empregos diretos é de 238 mil e indiretos cerca de 800 mil. São 78 mil lojas em todo o país, somando 19 milhões de metros quadrados de área de vendas.
