Com o intuito de debater as principais implicações do Decreto 49.637, que entrou em vigor hoje e que restringe a circulação de caminhões em São Paulo, estiveram reunidos hoje, na sede da APAS – Associação Paulista de Supermercados – representantes de entidades dos setores de varejo e comércio e supermercadistas.
Pela manhã, entidades ligadas ao varejo reiteraram o apoio às iniciativas do Poder Público que visam melhorar as condições de vida da população, ajustando-se aos horários noturnos estabelecidos pelo decreto. Porém, não concordam em alguns pontos conflitantes, relacionados à Lei do Silêncio/Psiu) – uma vez que as entregas só poderão ocorrer no intervalo das 21h às 5h – e ao aumento dos custos da cadeia do abastecimento.
Além disso, é necessário que os VUCs (Veículos Urbanos de Carga) permaneçam liberados para circulação e operações de carga e descarga, a fim de garantir o abastecimento da população. Na avaliação desses órgãos, as entregas diretas na casa do consumidor, tanto de gêneros alimentícios quanto de bens de consumo, não poderão ter restrição por questões de segurança, lei do silêncio, lei dos condomínios e interesse do consumidor.
À tarde, empresários do setor também discutiram o assunto, bem como os prazos de restrição para a circulação dos VUCs, que será total a partir do mês de novembro. No mês de julho, haverá um rodízio de placas pares e ímpares desses veículos.
Alguns dos supermercados presentes no encontro foram: Pão de Açúcar, Casa Santa Luzia, D´Avó, Sonda, Pastorinho, Madrid, Bergamini, Barbosa, Portal, St. Marche, Roldão, Irmãos Lopes e Hirota.
Entidades presentes na reunião:
ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos
Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Higiene, Perfumaria e Cosméticos
Abipla – Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Limpeza
Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo
Alshop – Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping Center
Fecomércio – Federação do Comércio do Estado de São Paulo
IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo
Sincovaga – Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios.
Sindilav – Sindicato das Lavanderias