“A substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis foi uma mudança radical em Jundiaí, mas, com o trabalho bem planejado da APAS e do setor de supermercados, houve a consciência dos cidadãos de Jundiaí de que ela foi o melhor caminho, aliada ao respeito maior para o desenvolvimento sustentável.” A frase, do presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Ricardo Diniz, resume bem os resultados da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, que em um ano tirou de circulação quase mil toneladas de sacolas descartáveis no comércio de Jundiaí, ou mais de 264 milhões de unidades.
Em entrevista ao Portal APAS, o presidente da ACE afirmou que o setor supermercadista deu o exemplo a ser seguido pelos demais segmentos do comércio varejista. “A campanha representou um trabalho árduo de conscientização para o desenvolvimento sustentável”, ressaltou Diniz. Segundo ele, reuniões estão sendo realizadas com a Prefeitura Municipal para que todo o comércio, feiras livres e indústria possam chegar ao mesmo caminho.
Diniz afirmou ainda que, no início da implantação da campanha houve algumas divergências de opinião e estranheza quanto à adoção da sacola reutilizável, uma vez que a população estava acostumada a usar sacolas plásticas, adquiridas de forma gratuita e sem controle. Porém, prevaleceu o novo conceito e o trabalho de conscientização, feito em conjunto com diversas entidades e o poder público. “O sentimento de orgulho dos cidadãos de Jundiaí falou mais alto. Tanto é que a campanha adotada em nossa cidade serviu de exemplo para outros municípios do Brasil e do mundo todo”, destacou.
ACE Jundiaí
A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí tem hoje cerca de 3.400 associados, empresas de comércio e prestação de serviços. Na presidência desde 2005, Ricardo Diniz é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing pela ESPM.
A ACE conta também com o programa “Comércio & Indústria na Cidade” na Rádio Cidade (730 AM), transmitido quinzenalmente às segundas-feiras, das 11h15 às 12h15, trazendo temas de interesse dos comerciantes e empresários de Jundiaí.
Veja mais:
Parabéns, Jundiaí!
