O secretário adjunto estadual do Meio Ambiente, Rubens Naman Rizek Júnior, esteve na sede da Associação Paulista de Supermercados (APAS), nesta sexta-feira (18 de fevereiro), onde conheceu os detalhes do projeto que aboliu as sacolas plásticas dos supermercados de Jundiaí.
O presidente da APAS, João Galassi, e os diretores João Sanzovo Neto (Sustentabilidade), Edivaldo Bronzeri (Convênios) e Márcio Milan (Segurança Alimentar) apresentaram ao secretário as etapas de implantação da campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco”, além do material de divulgação e jornais impressos com reportagens sobre o sucesso do projeto.
O encontro deu continuidade aos contatos feitos com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente – no mês de janeiro passado, o secretário Bruno Covas participou de um almoço na APAS, onde ficou acordado a formação de um grupo de trabalho para dar fim às sacolas plásticas nos supermercados paulistas.
Sanzovo destacou o fato de a entidade ter sido procurada pelo Governo Estadual para a adoção de um termo de cooperação, que deverá ser assinado pelos supermercadistas com as prefeituras, simbolizando a mudança de mentalidade em favor do meio ambiente.
O exemplo de Jundiaí também chegou em Monte Mor, na região de Campinas, onde desde o dia 14 de fevereiro as sacolas plásticas não são mais oferecidas aos consumidores.

