Com o objetivo de apresentar o trabalho e discutir um possível acordo de parceria, hoje pela manhã (16 de abril), o presidente da APAS – Associação Paulista de Supermercados, João Sanzovo Neto, recebeu a visita dos representantes da Febec – Federação Brasileira de Entidades de Combate ao Câncer, na sede da entidade, em São Paulo.
Antônio Luís Cesarino de Moraes Navarro, presidente da federação e superintendente do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, filiado à Febec e referência em transplantes de medula óssea –, juntamente com José Eduardo Nadalet e Dalton Gonçalves Carvalho, apresentaram à diretoria executiva da APAS o trabalho da instituição, criada em agosto do ano passado como forma de incentivar grupos voluntários, principalmente ONGs e associações, na prevenção e estímulo ao diagnóstico precoce do câncer. Hoje, a federação congrega 4.000 voluntários e está presente em 255 municípios do interior paulista, em Minas Gerais e no Mato Grosso do Sul.
A federação está em busca de parcerias, inclusive com os empresários supermercadistas. O Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado de São Paulo, por exemplo, permite que entidades paulistas de assistência social, sem fins lucrativos e cadastradas na Secretaria da Fazenda, sejam indicadas como favorecidas pelos créditos, caso o documento fiscal eletrônico não indique o nome do consumidor.
Entre as ações dos grupos voluntários estão a assistência psicológica de pacientes e familiares, a distribuição de medicamentos, a ajuda no transporte aos hospitais para o devido tratamento e a realização de campanhas educativas para arrecadação de fundos. “Nas cidades onde os voluntários atuam, foi constatado que o índice de cura dos pacientes aumenta em até 12,4% em relação a outras localidades. Daí a importância do nosso trabalho”, ressalta o presidente da Febec, Antônio Luís Navarro.
