Para apoiar os supermercados e seus colaboradores, a Associação Paulista de Supermercados (APAS), por meio da área de Responsabilidade Social, disponibilizou nesta semana o material de divulgação do movimento Outubro Rosa, para ser usado nos pontos de lojas. A iniciativa visa conscientizar clientes e colaboradores sobre a prevenção ao câncer de mama e do colo de útero, disseminando informações, estimulando a realização de exames e o diagnóstico precoce.
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos. Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Durante o mês de outubro, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames, inclusive os supermercados, ressaltando a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional. Associado supermercadista, baixe o material de divulgação para aderir ao movimento e realizar uma campanha de conscientização no seu comércio.
Em apoio ao movimento, a APAS iluminou o seu prédio e suas regionais, além de desenvolver ações com suas colaboradoras. Veja fotos abaixo: