Os supermercadistas que participam da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco irão disponibilizar em suas lojas sacolas biocompostáveis como mais uma alternativa para os consumidores transportarem suas mercadorias. A Associação Paulista de Supermercados (APAS), em parceria com a Associação Brasileira de Polímeros Biodegradáveis e Compostáveis (Abicom), divulgou um roteiro com procedimentos de avaliação das sacolas biocompostáveis no varejo para ajudar os lojistas na escolha das empresas fornecedoras. Veja aqui.
“Os clientes que esquecerem ou não puderem levar sacolas reutilizáveis ou carrinhos ecológicos para os supermercados poderão optar pelas biocompostáveis. Elas serão vendidas a preço de custo nas lojas”, informa o diretor de Sustentabilidade da APAS João Sanzovo. Ele também ressalta que essas sacolas, produzidas a partir de matérias primas renováveis, como milho, mandioca, batata e trigo, são ambientalmente corretas e não poluem o meio ambiente, desde que atendam às exigências técnicas.
Entenda o conceito
A Associação Brasileira de Polímeros Biodegradáveis e Compostáveis (Abicom) apresenta e monitora o uso de produtos biodegradáveis certificados no mercado. Sacolas que se dizem biodegradáveis só devem ser reconhecidas desde que tenham evidência científica de que irão se decompor completamente na natureza dentro de um prazo razoavelmente curto de tempo. Eles não precisam de aditivos para sua decomposição e não deixam resíduos tóxicos na natureza. A especificação de tempo é um requisito essencial para qualquer material que se diz biodegradável.
Compostagem é o processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica contida em restos de origem animal e vegetal formando um composto. O processo propicia um destino útil aos resíduos orgânicos agrícolas, industriais e domésticos.
