Os supermercados paulistas informarão os consumidores sobre o fim das sacolas descartáveis e a disponibilização de alternativas para o acondicionamento das mercadorias até 3 de abril. A Associação Paulista de Supermercados (APAS), atendendo a uma das medidas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Procon-SP e o Ministério Público do Estado de São Paulo, disponibilizou o texto oficial para ser utilizado nas lojas. Acesse aqui.
A comunicação deve ficar exposta de forma ostensiva em cavaletes localizados nos corredores de entrada das lojas. O texto oficial não deve ser alterado, e pode ser reproduzido em lousas, por exemplo. “O importante é que todos os consumidores leiam a mensagem e fiquem informados sobre o fim da distribuição das sacolas descartáveis”, explica o presidente da APAS João Galassi.
O TAC prevê um período de 60 dias para a desagregação do hábito dos consumidores, prazo em que os supermercados deverão oferecer uma alternativa gratuita para o transporte das compras. Além disso, durante seis meses as lojas deverão disponibilizar como alternativa uma sacola reutilizável econômica com preço de R$ 0,59. Em 15 de março, quando é comemorado o Dia do Consumidor, haverá a distribuição gratuita de uma sacola reutilizável para aqueles que adquirirem pelo menos cinco itens nos supermercados. Essa sacola poderá ser trocada pelo consumidor em até seis meses, gratuitamente, caso esteja danificada.
“A medida, com força de lei, ratifica o bom senso da campanha de 18 meses em defesa do meio ambiente. Daqui a alguns anos, quando começarem a aparecer os benefícios dessa iniciativa, ficará claro para a sociedade que contribuímos para fazer a história”, disse o presidente da APAS João Galassi.
