A Associação Paulista de Supermercados foi uma das instituições brasileiras convidadas para o Convergence 2011, da Microsoft. Realizado de 10 a 13 de abril no Georgia World Congress Center, em Atlanta (EUA), o evento teve por objetivo divulgar inovações da plataforma de gestão Dynamics, da qual a APAS é usuária no CRM. Além da APAS, participaram do encontro anual profissionais de empresas como Habib’s, Gafisa, Lojas Colombo e Pactual, entre outras.
“Convidaram a APAS para ser um caso de sucesso no Brasil pela forma como implementamos o CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente)”, afirma Eduardo Ariel Grunewald, gerente Administrativo e Financeiro da associação.
Preocupada com a qualidade do atendimento ao associado, a APAS deu início ao projeto de implantação do CRM em 2009, quando contratou a consultoria Bretzke para definir de que forma as informações cadastrais e os perfis das empresas e das pessoas seriam armazenados no software e a estratégia para utilização de marketing, serviços e vendas na ferramenta.
Em seguida, a APAS adquiriu a ferramenta da Microsoft e contratou a empresa Conquist para o treinamento dos funcionários e a MSBS Tridea para a implementação do sistema, realizada em três etapas. A 1ª e a 2ª fases de adoção do CRM – Atendimento/Serviços e Marketing – foram implantadas no fim do ano passado, enquanto a 3ª etapa, Gestão de Vendas, foi iniciada em 3 de fevereiro.
“Com o convite da Microsoft tivemos certeza de que optamos pelo melhor sistema e forma de implantação. Agora, vamos investir em treinamento, na promoção de uma cultura de marketing de relacionamento e na produção de relatórios e visões gerenciais. Construímos o alicerce e agora vamos aproveitá-lo”, diz Grunewald.
Novidades
“No evento, participamos de reuniões com os maiores executivos do Microsoft Dynamics no mundo, vimos inovações e pudemos perceber tendências que o CRM pode seguir. É uma ferramenta com potencial fantástico”, conta Grunewald. Acompanhado pelo gestor de TI da APAS, Anderson Martins, Ariel foi recepcionado por Maurício Prado, gerente geral de Dynamics no Brasil, Fabio Fritoli, especialista de Dynamics, e Flávio Silva, diretor da MSBS Tridea.
Segundo foi apresentado no Convergence 2011, o CRM, que reúne de forma sistêmica todas as informações do cliente – desde dúvidas até vendas realizadas com sucesso –, deve passar a oferecer também opções de gerenciamento via celular e integração de redes sociais.
Além disso, a ferramenta poderá migrar para a computação em nuvem (do inglês cloud computing), que utiliza a internet como sistema de armazenamento, permitindo a entrada nos arquivos a partir de qualquer computador com acesso à rede.
Legenda da foto acima: Brasileiros se reúnem durante evento da Microsoft em Atlanta
