A Associação Paulista de Supermercados e o governo do Estado de São Paulo assinaram na tarde desta segunda-feira (9 de maio) dois acordos na área de sustentabilidade e capacitação durante a cerimônia de abertura do 27º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados – APAS 2011, no Expo Center Norte, em São Paulo.
O primeiro acordo, que estabelece a cooperação técnico-educacional entre a APAS e o Centro Paula Souza para o programa Via Rápida do Emprego, contou com a assinatura do governador Geraldo Alckmin; do presidente da APAS, João Galassi; da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá; do deputado estadual Orlando Morando, vice-presidente e diretor de Comunicação da APAS; e do diretor de T&D da associação, Pedro Celso Gonçalves. A previsão é de que sejam oferecidos cursos para formação de operadores de caixa, repositores, manipuladores de carne e de hortifruti.
Leia mais: APAS assina parceria com o Instituto IGA Coca-Cola
´Não nos furtamos dos nossos erros´, diz Galassi sobre parceria com Procon
“O programa vai melhorar a escolaridade dos participantes porque, além dos cursos, incentivará, simultaneamente, a conclusão do ensino fundamental e médio nos EJAs e oferecerá auxílios para alimentação e transporte, além de uma bolsa de estudos”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.
Além do Via Rápida do Emprego, que será iniciado na região de Campinas e oferecerá as aulas em centros de formação e em uma sala móvel, montada em uma carreta, o governo e a APAS planejam também um curso de nível superior para a gestão de supermercados. “Será um curso pioneiro, como o que estabelecemos na região de Marília focado na cana-de-açúcar e na operação de máquinas agrícolas”, disse Alckmin.
Também na cerimônia, a APAS e o governo estabeleceram um convênio para uma campanha de conscientização dos consumidores sobre o uso de sacolas plásticas. A parceria foi firmada pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas; pelo prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad; pelo presidente do Conselho Deliberativo e diretor de Sustentabilidade da APAS, João Sanzovo Neto; pelo governador, por Morando, e por Galassi.
Segundo o cronograma do convênio para erradicação das sacolas plásticas em supermercados paulistas, no dia 5 de junho será iniciada a campanha de conscientização com os supermercadistas e, em 22 de setembro, ela será ampliada para os consumidores.
“Na sequência, no dia 12 de novembro, esperamos estar com tudo pronto e com as sacolas retornáveis disponíveis nas lojas. Já no dia 1º de janeiro de 2012 sentiremos a mudança nos hábitos do consumidor e, a partir de 25 de janeiro, dia do aniversário de São Paulo, deixaremos de depositar 2,4 bilhões de sacolas plásticas por mês no meio ambiente”, comemorou Galassi.
