Em evento realizado na sede da GS1 Brasil, em São Paulo, na tarde desta quarta-feira (29), a APAS oficializou, junto a um público seleto, composto de representantes de redes supermercadistas associadas e indústrias, o lançamento da Vércer. A empresa, fruto de uma joint venture entre a APAS e a GS1 Brasil, chega ao mercado para resolver uma grande dor do varejo, que é a inconsistência de dados de produtos cadastrados no sistema. Erros no cadastro frequentemente acarretam atraso na venda de itens, exigem um grande volume de retrabalho da equipe interna, além de gerar outros prejuízos, como problemas na montagem do planograma, levando a uma exposição inadequada do produto na loja.
“A Vércer vem atender a essa necessidade do supermercadista: vamos entregar dados precisos para aumentar a qualidade cadastral de produtos nos sistemas. Com isso, todos os elos da cadeia de abastecimento ganham mais transparência, visibilidade e eficiência, isso sem falar na redução de custos. O consumidor também se beneficia, pois terá uma experiência de compra muito melhor, tanto no ambiente físico quanto no digital”, explicou Farias Souza, diretor da Vércer, aos presentes.
Segundo o presidente da APAS, Ronaldo dos Santos, levantar dados qualificados de produtos e compartilhá-los é uma necessidade urgente de todos os atores que compõem a cadeia de abastecimento e a Vércer nasce para suprir esse segmento, ainda carente. “A parceria que celebramos hoje é fruto do trabalho de anos. Essa entrega reforça o compromisso da APAS em se aliar às melhores práticas do mercado, às equipes técnicas mais inovadoras, para garantir serviços que atendam a uma realidade que prioriza sempre a agilidade dos processos. O supermercadista tem, com o trabalho da Vércer, a possibilidade de expandir sua operação, ganhando produtividade e eficiência”, afirmou, em seu pronunciamento.
No evento, o presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira, destacou a experiência da organização, de atuação global, na certificação de dados. “A GS1 Brasil é a única empresa do país certificada para qualificar produtos com o MDS (Master Data Service). A Vércer representa a união da nossa expertise tecnológica com a expertise mercadológica da APAS, que vai trazer benefícios a todos os elos envolvidos na cadeia de abastecimento”, ressaltou.