O presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi recebeu nesta sexta-feira (16 de setembro) na sede da entidade os executivos da GS1 Brasil Celso Couto (CEO) e Roberto Matsubayashi (gerente de Inovação e Alianças Estratégicas) para discutir o aprimoramento tecnológico da operação nos supermercados.
Couto, que assumiu o cargo em abril deste ano, trouxe para a APAS uma proposta que pode ser um caminho para a questão da data de vencimento na área de vendas. Trata-se da tecnologia Databar, uma nova família de códigos de barra, mais compactos, que possibilitará acrescentar a data de validade. A novidade já está disponível para o Brasil e o investimento necessário será a troca do parque instalado de impressoras e scanners, que seguem um padrão mundial para comportar a tecnologia. “Pretendemos nos aproximar cada vez mais de entidades como a APAS para a promoção conjunta de ferramentas que facilitem a operação do varejo”, observa Couto.
Para a implantação da tecnologia de códigos Databar, algumas adaptações são necessárias, tanto nos sistemas de frente de caixa quanto nos sistemas de balança. Ambos os ajustes, segundo Matsubayashi, são relativamente simples, pois todos são compatíveis com a tecnologia do código Databar. A APAS já agendou para conversar com a empresa Toledo do Brasil, para que a data de validade passe a fazer parte do código dos produtos fracionados, como carnes e frios. “Temos capacidade e qualificação técnica para atender os interesses das empresas e as necessidades dos consumidores”, explica Matsubayashi.
Para a APAS, que assinou com o Procon medida compensatória prevendo “premiar” o consumidor que encontrar produto vencido na gôndola, toda tecnologia que facilite o controle da validade terá grande relevância. “A parceria com a GS1 Brasil é fundamental para aprimorar a gestão dos supermercados e agradecemos ao presidente João Carlos de Oliveira por promover essa aproximação”, diz Galassi.
Legenda da foto acima: O superintendente da APAS Carlos Corrêa, o executivo da GS1 Brasil Celso Couto, o presidente da APAS João Galassi e o executivo da GS1 Brasl Roberto Matsubayashi
