A Associação Paulista de Supermercados (APAS) é parceira da campanha para incentivo à doação de sangue em empresas e instituições, lançada nesta semana pelo Governo do Estado, por meio do Fundo Social de Solidariedade e das secretarias da Saúde e da Casa Civil. Em breve, os associados serão informados sobre a ação e poderão divulgá-la em suas lojas. Os colaboradores da entidade também terão a oportunidade de ser voluntários.
“Nós convidamos os empresários a levarem a conscientização dos funcionários a doarem sangue nas empresas. Temos que estimular e ampliar a rede de doadores, de voluntários. Esclarecer os mitos e as dúvidas a respeito da doação e transformar essa ação num hábito rotineiro. Doar sangue é um gesto de solidariedade e de amor”, afirmou Lu Alckmin, madrinha da campanha de doação de sangue da Pró-Sangue e uma das idealizadoras da ação.
A vice-diretora de Responsabilidade Social da APAS Suzana Sanzovo, presente no lançamento da campanha no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, junto com o diretor de Sustentabilidade João Sanzovo, destaca a importância da ação: “Vamos estimular a doação de sangue e contribuir para que muitas vidas sejam salvas.”
A proposta é sensibilizar os empresários para que acionem o serviço de coleta externa, disponibilizada por meio de agendamento prévio, da Pró-Sangue, órgão da Secretaria da Saúde responsável pelo abastecimento de 128 hospitais da capital e Grande São Paulo.
Requisitos para ser doador
Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes.
Legenda da foto acima: Os diretores João Sanzovo (Sustentabilidade), Suzana Sanzovo (Responsabilidade Social), o diretor da Fundação Pró-Sangue Alfredo Mendrone Junior e Lu Alckmin, madrinha da campanha
