
Estivemos na Prefeitura Municipal de Santos esta semana para uma agenda institucional que teve como objetivo fortalecer o diálogo entre o setor supermercadista e o poder público, ampliando possibilidades de atuação conjunta em temas de interesse comum da cidade e do varejo alimentar.
Participaram do encontro, pela Prefeitura, a Vice-Prefeita Audrey Kleys e o Assessor Técnico Richard Carvalho. Representando a APAS, estiveram presentes o Diretor Regional da Baixada Santista Antônio Carlos Rodrigues, a Coordenadora de Relacionamento Stefania Gomes, a Coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento Sandra Benvenuti, a Executiva de Relacionamento Dayane Joyce e o Analista de Relações Institucionais Nick Smaylle.
Ao longo da reunião, tratamos de oportunidades de construção de iniciativas conjuntas, especialmente na área de capacitação profissional. Debatemos caminhos possíveis para ampliar o acesso à qualificação de pessoas em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a empregabilidade e para a formação de mão de obra alinhada às necessidades do setor.
Também discutimos temas trazidos pelos nossos associados da região, como a alta emissão de atestados médicos por colaboradores das lojas. A Prefeitura compartilhou informações iniciais e solicitou que façamos um levantamento junto aos supermercados de Santos para subsidiar a análise da Secretaria Municipal de Saúde.
Outro ponto abordado foi o cenário recente envolvendo o vale-alimentação e o PAT, além da apresentação da solução Niky, empresa parceira ligada à APAS, que pode apoiar políticas de benefícios e otimizar processos de gestão pública.
Como próximos passos, faremos uma avaliação interna sobre o desenvolvimento de trilhas e cursos voltados ao público externo e encaminharemos à Prefeitura os dados solicitados sobre atestados, de forma a colaborar com eventuais medidas da gestão municipal.
Estamos presentes nas discussões que movem o desenvolvimento da Baixada Santista e impactam o dia a dia do varejo.
