Um grupo de trabalho formado por representantes da Associação Paulista de Supermercados (APAS) e da Prefeitura de São Paulo discutirá os impactos da Portaria 137/11 na operação dos supermercados. A legislação, em vigor desde 1º de dezembro, proíbe a circulação de caminhões na Marginal Pinheiros, Avenida dos Bandeirantes e outras vias de grande movimento na capital em determinados horários. O objetivo do grupo será encontrar alternativas para que o setor supermercadista adapte sua logística de abastecimento das lojas.
O presidente da APAS João Galassi reuniu-se com o secretário de Transportes de São Paulo Marcelo Cardinale Branco nesta última sexta-feira (9 de dezembro) para tratar do assunto. O encontro na Secretaria de Transportes reuniu, ainda, os vice-presidentes e diretores da APAS Márcio Milan (Segurança Alimentar) e Armando Almeida (Administração, Finanças, Ações Sociais e Patrimônio), representantes das redes Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart, o diretor de Planejamento e Educação no Trânsito Irineu Gnecco, o superintendente da APAS Carlos Corrêa, e os gerentes Rogério Miotto (Relações Institucionais) e Rodrigo Mariano (Economia), coordenador do Grupo a ser formado.
Ainda nesta semana, uma primeira reunião indicará os nomes dos representantes da APAS e da Prefeitura que formarão o Grupo.
Legislação
Leia aqui a íntegra da Portaria que regulamenta a restrição. O objetivo da lei é “garantir o abastecimento, a prestação de serviços e a segurança da população, bem como a melhoria das condições de mobilidade de pessoas e bens, e de fiscalização de trânsito nas vias e logradouros públicos do Município”.
Ficam regulamentadas, ainda, exceções para caminhões que desempenham algumas funções de prestação de serviços, como os de urgência, cobertura jornalística, obras e serviços de emergência. O transporte de produtos alimentícios perecíveis, mediante porte de autorização especial, também recebe atenção especial da lei, sendo liberada sua circulação no período das 4h às 12 horas, desde que devidamente cadastrados na Secretaria Municipal de Transportes.
O cadastramento dos caminhões poderá ser feito no endereço: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/.
