A Associação Paulista de Supermercados (APAS) assinou, durante a solenidade de abertura da APAS 2013 – 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, no último dia 6 de maio, um protocolo de intenções com a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP), que implementa a campanha “Preço por Unidade de Medida” no Estado de São Paulo. A ação será voluntária junto aos associados APAS.
De acordo com o presidente da APAS João Galassi, com a campanha o consumidor poderá comparar melhor antes de comprar um determinado produto, já que os estabelecimentos associados deverão informar, além do preço à vista do produto, o seu respectivo valor por unidade de medida (quilograma, litro, metro, etc). “A campanha “Preço por Unidade de Medida”, fruto do trabalho da Câmara Técnica Setor Supermercadista, veio para consagrar o direito básico do consumidor à informação adequada e clara, valorizando o seu poder de escolha”, afirma Galassi.
A campanha contou com a contribuição do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) – membro da referida Câmara – que demonstrou em pesquisa que informar quanto os produtos custam por quilograma, litro ou metro facilita muito a comparação de preços no supermercado. Todos os detalhes serão discutidos no âmbito da Câmara Técnica do Setor Supermercadista e sua data de início será divulgada em breve.
O protocolo de intenções foi assinado pelo presidente João Galassi e pelo diretor do Procon-SP Paulo Arthur Góes. “A Câmara Técnica, formada por representantes da APAS, do Procon-SP e do Idec, definirá a forma e as normas de regulamentação da nova campanha”, completa o vice-presidente e diretor de Segurança Alimentar da APAS, Paulo Pompilio.
Legenda da foto acima: O presidente da APAS João Galassi e o diretor do Procon-SP Paulo Arthur Goes
